quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Próximo passo, falar com os deputados da Cidade.

Deputado estadual Ary Fossen
Deputado Federal Luiz Fernando Machado
Deputado Estadual Pedro Bigardi
Falta de vontade não foi, muito menos de coragem ou de tempo, mas nós tentamos. Fomos em busca dos vereadores para um simples bate papo informal e quem sabe , poder tirar simples dúvidas que muitos internautas assim como eu tem sobre a atuação de cada um na camara.

Como mencionei em um outro post, apenas 7 nos receberam e responderam nossas perguntas, os demais preferiram se calar (ou seus competentes assessores não repassaram os emails e os telefonemas feitos para os gabinetes).

Tudo bem, isso não desanimará a gente, afinal não desistimos fácil e temos uma nova empreitada, conversar com os senhores deputados de Jundiaí, que são Pedro Bigardi PC do B, Ary Fosse PSDB e o Deputado Federal Luiz Fernando Machado.

Para adiantar, vou fazer perguntas no mesmo formato que fiz com os vereadores, querendo saber mais sobre a atuação de cada um nas suas respectivas instituições, planos e metas de seus partidos e governo.Além de algumas perguntas individuais pra cada um. Quero através da informação, aproximar nossos deputados, ainda mais da população Jundiaiense.

Faço deste post, um convite para os Deputados, espero contar com os três!!...

Quem tiver interesse em participar e me ajudar nessas "Entrevistas", mande suas perguntas pra gente através do Email jonesvrb@hotmail.com .


Não adianta reclamar depois, alegando que eu deveria ter perguntado algo, mande a pergunta ANTES.... =)


Até mais...


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lerner aborda mobilidade urbana em seminário


O ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, participou do segundo dia do Seminário Internacional de Planejamento Urbano. Lerner falou, principalmente, sobre Mobilidade Urbana. Presentes na palestra, o prefeito Miguel Haddad, secretários municipais, vereadores e o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi. O evento é organizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí e ocorre no auditório do Ciesp.
Jaime Lerner participou do Seminário Internacional, falando sobre mobilidade urbana
Em sua palestra, Lerner afirmou que a mobilidade urbana passa, necessariamente, pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e que sempre é possível modificar uma cidade. “Basta ter vontade política, solidariedade e visão estratégica”, afirmou ele. Seu exemplo de qualidade de vida, é uma tartaruga. “Ela tem mobilidade e faz isso com trabalho. Infelizmente, as pessoas estão matando as tartarugas.”
Lerner: população deve ajudar a definir o transporte
Para ele, na mobilidade urbana, o automóvel é um tipo de sistema egoísta, pois leva poucas pessoas e é exigente. “É o tipo do convidado que vai à festa e não pára de beber e tossir, incomodando os outros”, completa. Ele garante que os ônibus articulados, que chegam a transportar 300 pessoas em uma viagem, podem ajudar a melhorar a mobilidade em uma cidade.
“O transporte público deve ser melhor”, diz ele, completando: “a bicicleta está crescendo como veículo alternativo e barato”. A Europa já vem utilizando o carro elétrico, o Smart, mas Lerner diz que vem trabalhando num projeto de um Smart com ¼ do tamanho do normal. Num estacionamento, para a vaga de um carro normal, caberiam 6 smarts, com capacidade para um passageiro cada. “Ele tem autonomia de 50km e sua velocidade é de 25 km por hora. Para que comprarmos veículos com velocidade de 150 km/hora se na cidade ele não pode passar de 60? Por isso, nosso carro deve ficar na garagem na hora de irmos ao trabalho e utilizá-lo apenas nas rodovias,” completa.
Publico lotou o auditório do Ciesp para ouvir palestra de Jaime Lerner
O ex-governador do Paraná completou sua fala, lembrando que a população deve ajudar a definir o futuro de uma cidade. “Se ela achar desejável, vai ajudar a acontecer”.
Fotos: José Aparecido dos Santos
Fonte:Assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Plano Diretor ganha destaque pelos debatedores


Após a palestra do urbanista português Nuno Portas, o Seminário Internacional abriu espaço para a diretora de planejamento da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A.), Rovera Negreiros, e do prefeito de Maringá, Silvio Magalhães Barros, terminando a parte da manhã com uma sessão de perguntas e respostas, envolvendo o público, debatedores, além do palestrante.
Rovera Negreiros, Nuno Portas e Silvio Magalhães Barros
Dentre os questionamentos, Rovera Negreiros abordou a regionalização do Estado de São Paulo para lembrar a Aglomeração Urbana da qual Jundiaí faz parte e que está para ser aprovada na Assembléia Legislativa do Estado. Para ela, é importante a participação dos municípios neste processo, para ajudar no desenvolvimento da região. “Gostaria e fazer uma sugestão, aqui, para que o Plano Diretor de Jundiaí tenha um capítulo especial sobre o papel regional da cidade dentro do Aglomerado Urbano. É fundamental este capítulo, colocando Jundiaí como cidade pólo para ser, no futuro, cidade-líder de região metropolitana.”
Palestrante e debatedores respondem questões do público
Ela lembrou que, enquanto a economia vem crescendo muito ultimamente, a população das cidades praticamente se mantém estável. “Algumas cidades, segundo o último Censo, tiveram crescimento negativo de população”, afirmou ela.
O prefeito de Maringá, Silvio Magalhães Barros, apresentou sua cidade como totalmente planejada e uma das mais novas do Brasil. “Maringá tem 64 anos de existência e tem uma população próxima à de Jundiaí. E temos um dado importante: por ter sido totalmente planejada, ela não tem favelas, mas temos nossas dificuldades: enquanto a oferta de empregos é grande, com mão de obra especializada, mas temos problemas exatamente aqui: ninguém mais quer ser coletor de lixo, e isso e um problema para nós.”
Rovera Negreiros, diretora de Planejamento da Emplasa
Dentro do desenvolvimento da cidade e na preparação de um Plano Diretor, Barros afirmou que “todo planejamento deve ser: onde estamos, o que queremos e como chegar lá”. Dentro de sua apresentação sobre Maringá, ele afirma que é uma cidade “agradável e segura para se viver e deve ser boa para trabalhar”. Para ele, todo processo de elaboração de um plano diretor participativo, tem seus problemas, pois enfrenta resistências. “Quando a população é chamada a dar opinião, nem sempre os beneficiados acabam participando.” Ele afirma que um Plano deve conter mobilidade, acessibilidade, desenvolvimento econômico, densidade demográfica.
Para exemplificar mobilidade urbana, Barros deu exemplo de Londres, que prepara os Jogos Olímpicos do próximo ano. “Os organizadores tiveram um trabalho especial desta vez. Criaram o centro olímpico num espaço onde não há estacionamento. Isso significa que, para ir aos jogos, os interessados devem fazer uso do transporte urbano. E este ano foi planejado, foi proposital”, completou ele.
Silvio Magalhães Barros, prefeito de Maringá
Perguntas e respostas
Em seguida, Portas, Barros e Rovera participaram de uma sessão de perguntas e respostas feitas pelo público em geral. Nuno Portas lembrou que uma cidade deve ter técnicos atuando e pensando para o bem estar de toda a população. Rovera acredita que o Plano deve ser bem discutido e bem elaborado para não ter polêmicas na hora da votação e aprovação.
O prefeito de Maringá afirma que “a legitimidade está acima do interesse pessoal e que é importante sermos solidários e, acredito, que solidariedade se aprende em casa, desde criança, na família. Se não for ali, isso ocorre na escola e afirmo que Maringá é uma cidade solidária, uma cidade participativa”.
Fotos: José Aparecido dos Santos
Fonte:Assessoria de imprensa da prefeitura

Pesquisar matérias anteriores