quinta-feira, 5 de maio de 2011

Transparência - Resposta a matéria anterior

O Blog Jovem Jundiaiense entrou em contato com a Secretaria municipal de transportes de Jundiaí para levantar mais dados sobre nosso transporte e conseguiu as seguintes informações:


Algumas ações do governo municipal relacionada ao trânsito e transporte.

Dar maior velocidade à circulação do transporte público, diminuindo o tempo de espera nos pontos e nos terminais.
A Secretaria de Transportes realizou inúmeras ações visando melhorar a velocidade e a circulação dos ônibus. Uma das primeiras ações foi a criação das linhas Expressas, que representam um significativo ganho de tempo para os usuários. Em 2009, implantamos as linhas Expressas Colônia, Eloy Chaves, Universitário (duas linhas) e a Expressa Mista, que representam uma economia de 40 mil horas/mês, levando-se em conta o número de usuários destas linhas.

Outra medida adotada para promover a agilidade entre os usuários foi a criação do Ganha Tempo, um sistema de integração fora dos terminais que também registra uma economia média de tempo da ordem de 40 minutos. E já está nos planos da Setransp levar o Ganha Tempo para mais 10 pontos da cidade, a exemplo do que acontece no Jundiaí Mirim. A implantação do GPS na frota de ônibus, vem facilitando o monitoramento e a fiscalização das linhas e itinerários, o que resulta em mais pontualidade e qualidade no atendimento aos usuários que contam com mais 300 novos abrigos de ônibus instalados em 2010, cujo trabalho vai continuar em 2011. Além disso, a Secretaria de Transportes vem se empenhando em eliminar os pontos críticos no trânsito da cidade, com ações e operações específicas. Como é o caso da Operação Trevo da Avenida Jundiaí (Faixa Reversível), criada conjuntamente entre Setransp, CCR AutoBan e Polícia Militar Rodoviária com o objetivo de melhorar o fluxo naquela região.

A promoção da fluidez do trânsito e, consequentemente do transporte coletivo, vem sendo conseguida com a intensificação da sinalização viária, com a troca gradativa dos semáforos tradicionais por lâmpadas de led, mas eficientes e econômicas, e a aplicação de sinalização vertical e horizontal nas ruas. Em 2010 foram aplicados 60 mil metros quadrados de sinalização horizontal e para 2011 já estão previstos mais 90 mil metros quadrados, um volume inédito na cidade. O foco é a segurança dos motoristas e dos pedestres.

Para atender uma média de 130 mil pessoas/dia, Jundiaí possui uma frota de 288 ônibus: destes 23 articulados, 21 com piso baixo, 86 tem elevadores e três são articulados com elevadores e 40% da frota são adaptadas com acessibilidade universal. Os ônibus têm idade média de 3,7 anos, sendo considerada uma das mais modernas do Brasil. Além disso, pensando Jundiaí do futuro, iniciamos, em parceria com a CPTM os estudos para a implantação de um sistema tipo Metrô-Leve e a integração entre CPTM e o SITU.

Qualquer dúvida o Secretário de Transportes está a disposição.



O Blog Jovem Jundiaiense agradece a atenção prestada pela secretaria municipal de transportes.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Transporte publico de Curitiba eficiente.O que fazer para o nosso ser assim??

Uma cidade como Curitiba -PR, que cresceu muito nos últimos tempos, precisa crescer de acordo com sua necessidade certo?Pensando nisso, o governo curitibano investe pesado em transporte público, e essa semana entregou para a população o "Ligeirão", um ônibus com 28mt de comprimento e que é capaz de transportar até 250 passageiros de uma só vez.Toda essa rapidez é por conta das paradas, enquanto os ônibus tradicionais da cidade faz 19 paradas, o "Ligeirão" faz apenas 4, uma viajem que dura cerca de meia hora, acaba sendo reduzida quase pela metade. Desde sua inauguração, o Ligeirão tem transportado quase 25 mil pessoas por dia. Mesmo nas horas de maior movimento, quando mais pessoas usam ônibus, o atendimento continua bom. Isto porque a freqüência entre um e outro coletivo não é maior que cinco minutos, o que mostra o bom funcionamento da linha.Algumas pessoas demoram 20 minutos pra chegar até suas casas de carro, com o transporte eficiente de Curitiba eles chegam em 7!!
Informações coletadas do Site da Prefeitura de Curitiba .Texto de autoria do Blog jovem Jundiaiense.

Não comparando , masss....
Nossa cidade também cresce a cada dia, como mostrado na matéria acima, Curitiba também já sofreu com transporte , porém hoje é exemplo, graças a inteligência e uma boa engenharia de trafego.Eles não pensaram apenas em lotar a cidade de gente e de prédios, também pensaram no transporte dessas pessoas e continuam pensando, exemplo disso temos o Ligeirão que foi inaugurado a pouco tempo.Não quero dizer que Jundiaí está um perfeito caos, pois não está ainda, porém se não tomarmos cuidado, essa cidade pode parar a qualquer momento com o transito que não para de aumentar.Jundiaí é muito rica e inteligente, não podemos permitir que aconteça igual acontece em São paulo diariamente, cidadãos demorando 2/3 horas no transito enfrentando ônibus e terminais lotados, que em dias de chuva piora ainda mais.Por que não investimos em transportes ao invés de investir apenas em algumas regiões, ou apenas quando nessas regiões terá alguma obra digamos "importantes"?Não precisamos de "Ligeirões" igual Curitiba, até por que não temos estrutura pra isso, más precisamos de idéias praticas.Não podemos perder 1 hora dentro de um terminal de ônibus!Não podemos ficar andando em círculos até chegar em nosso destino, o Jundiaiense precisa de agilidade e segurança no transporte até seu trabalho, e não demorar 1 hora e meia pra cruzar a cidade de ônibus.Vamos trabalhar pessoal, Estamos de olho e vamos cobrar !!!

Ligeirão transporta até 250 passageiro pela metade do tempo



Conforto e segurança






Jundiaí nos dias de hoje

terça-feira, 3 de maio de 2011

O dia em que o povo mostrou seu poder.

Praça da matriz 08:30hs.

O povo Jundiaiense realizou na manhã dessa terça feira(03) uma passeata contra o aumento absurdo nos salários dos vereadores, prefeito e secretários.O movimento, como planejado, começou na praça da matriz onde os manifestantes se reuniram e se organizaram, e em seguida seguiram até a camara municipal.
Com gritos de apoio e muitas palmas, os cidadãos seguiram caminhando por entre os carros do transito Jundiaiense.Muitos comerciantes e motoristas, apoiaram a passeata através de palmas e buzinas.

Já na câmara os vereadores apoiaram a manifestação , através de agradecimentos e comentaram que o povo está de parabéns pelo ato(acreditem se quiserem..ha ha.).Muito aplaudido em todos os discursos, o vereador Paulo Sergio Martins caiu nas graças do povo com sua posição de não apoiar nem o aumento de salários e nem de cadeiras.

Me impressionei com a atitude da população , que de "saco cheio" dessas palhaçadas que acontecem na câmara, resolveu participar da seção.Muitos jovens presentes passarão a participar mais da política do município, e ficará de olho nos projetos da camara daqui pra frente.

Outro assunto bastante abordado e que ganhará forças, é sobre os vereadores que adotaram política como profissão.Hoje temos casos de alguns no 4° 5° ou até mesmo 6° mandato seguido, e por coincidência esses votaram  favor do projeto. Política é patriotismo e não profissão!!!(palavras de um manifestantes durante a seção)

Foi também discutido e também está em circulação na câmara, a questão das seções passarem a ser no período noturno, já que muitos cidadãos trabalham durante o horário das seções, e esses gostariam de participar também.

Acreditamos que essa passeata serviu para alertar os governantes, e mostramos que mais uma vez, o povo mostrou sua força e conseguiu derrubar esse projeto injusto.Parabéns a todos.


Algumas fotos:
Camara municipal lotada!!!




















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