A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Cultura, esclarece que a contratação de empresa para locação e instalação de som para o início das festividades carnavalescas no Centro da cidade ocorreu dentro do que determina a legislação.
Conforme edital publicado na Imprensa Oficial do Município e à disposição da população no Portal da Transparência, o serviço realizado pela empresa Luiz C. Alves ME envolveu a instalação de 30 caixas de som ao longo das ruas Barão de Jundiaí (num trajeto entre a praça Ruy Barbosa e o cruzamento com a rua Siqueira da Moraes) e Rosário (do trecho entre o cruzamento com a rua Siqueira de Moraes e a rua Engenheiro Monlevade).
As caixas de som comportavam ainda 30 suportes, além de 5 mil metros de cabos para que houvesse conexão entre elas e o estúdio móvel, também contratado e que ficou estacionado ao lado da Catedral Nossa Senhora do Desterro.
O contrato previa ainda um caminhão de som de 20 mil watts de potência, mesa de som, equilizadores de potência, decibelímetro, rádio-comunicadores, aparelho link para que as caixas de som pudessem retransmitir o áudio do caminhão e os instrumentos musicais (percussão e metais) utilizados pela banda. Doze profissionais da empresa contratada prestaram o serviço, realizado durante a noite e madrugada da quarta-feira (26), quinta-feira (27) e sexta-feira (28). A medida foi necessária para que o comércio e o trânsito locais não fossem prejudicados.
É importante ressaltar que os R$ 77,4 mil pagos pela contratação de todos os equipamentos já qualificados, da mão de obra e montagem/desmontagem do sistema de som estão de acordo com o valor de mercado cobrado e também com o período do ano destinado à realização de eventos deste porte.
Oferecer este serviço aos milhares de cidadãos que participaram do tradicional bloco carnavalesco foi um ato de segurança, uma vez que as pessoas não precisaram neste ano se aglomerar próximo ao caminhão de som para acompanhar as músicas tocadas pela banda.
O estúdio móvel levado pela empresa serviu também como base para o trabalho de segurança pública. Por ele, por exemplo, foi possível que pais pudessem encontrar crianças que se perderam em meio à multidão. A própria Polícia Militar pediu auxílio do sistema de som para que um menino portador de deficiência intelectual localizasse os responsáveis – o efeito, por meio das 30 caixas de som espalhadas pelo trajeto, foi imediato.
A Prefeitura de Jundiaí lamenta que comentários mal intencionados tenham sido feitos em jornais e nas mídias sociais com o único propósito de atacar a atual administração municipal. O poder público reforça a missão de continuar zelando pelo cuidado com a cidade e com as pessoas de Jundiaí.
Prefeitura De Jundiaí
Cuidar da cidade é cuidar das pessoas.