quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lerner aborda mobilidade urbana em seminário


O ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, participou do segundo dia do Seminário Internacional de Planejamento Urbano. Lerner falou, principalmente, sobre Mobilidade Urbana. Presentes na palestra, o prefeito Miguel Haddad, secretários municipais, vereadores e o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi. O evento é organizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí e ocorre no auditório do Ciesp.
Jaime Lerner participou do Seminário Internacional, falando sobre mobilidade urbana
Em sua palestra, Lerner afirmou que a mobilidade urbana passa, necessariamente, pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e que sempre é possível modificar uma cidade. “Basta ter vontade política, solidariedade e visão estratégica”, afirmou ele. Seu exemplo de qualidade de vida, é uma tartaruga. “Ela tem mobilidade e faz isso com trabalho. Infelizmente, as pessoas estão matando as tartarugas.”
Lerner: população deve ajudar a definir o transporte
Para ele, na mobilidade urbana, o automóvel é um tipo de sistema egoísta, pois leva poucas pessoas e é exigente. “É o tipo do convidado que vai à festa e não pára de beber e tossir, incomodando os outros”, completa. Ele garante que os ônibus articulados, que chegam a transportar 300 pessoas em uma viagem, podem ajudar a melhorar a mobilidade em uma cidade.
“O transporte público deve ser melhor”, diz ele, completando: “a bicicleta está crescendo como veículo alternativo e barato”. A Europa já vem utilizando o carro elétrico, o Smart, mas Lerner diz que vem trabalhando num projeto de um Smart com ¼ do tamanho do normal. Num estacionamento, para a vaga de um carro normal, caberiam 6 smarts, com capacidade para um passageiro cada. “Ele tem autonomia de 50km e sua velocidade é de 25 km por hora. Para que comprarmos veículos com velocidade de 150 km/hora se na cidade ele não pode passar de 60? Por isso, nosso carro deve ficar na garagem na hora de irmos ao trabalho e utilizá-lo apenas nas rodovias,” completa.
Publico lotou o auditório do Ciesp para ouvir palestra de Jaime Lerner
O ex-governador do Paraná completou sua fala, lembrando que a população deve ajudar a definir o futuro de uma cidade. “Se ela achar desejável, vai ajudar a acontecer”.
Fotos: José Aparecido dos Santos
Fonte:Assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar matérias anteriores