quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Entrevista de Pedro Bigardi para a TV Tem Jundiaí

Entrevista aconteceu hoje(03) na sede da Tv Tem Jundiaí

Daniel Tv Tem: Prefeito, qual sua primeira ação a frente da prefeitura?

Bigardi: Ontem a gente tomou posse e já fiz uma visita a todas as secretarias da prefeitura, e também fizemos uma reunião importante sobre a conservação da cidade. Foram levantadas a questão da coleta de lixo e conservação de áreas públicas, como mato e a limpeza. Cobrei as empresas de um plano emergencial para que em 30 dias a gente tenha a cidade limpa, conservada, e já entraram agora em circulação seis novos caminhões de coleta de lixo, que foram substituídos. É um plano para janeiro de forma emergencial.

Daniel Tv Tem: O senhor prometeu a população resolver o problema do trânsito na entrada da cidade, no trevo da Avenida Jundiaí. O que o senhor vai fazer este ano para viabilizar isso?

Bigardi: Essa é uma obra complexa. As alças da Nove de Julho também exigem um investimento maior, uma relação entre o Governo do Estado e a concessionária. A gente quer fazer algumas melhorias no trãnsito, como sinalização, orientação de trânsito, para melhorar a questão da circulação de veículos. Isso deve acontecer já nos primeiros meses. Já as obras vão exigir um pouco mais de investimento, questão de um ou dois anos.

Daniel Tv Tem: E o que a população pode esperar este ano para agilizar e melhorar o transporte coletivo?

Bigardi: Eu já conversei com as empresas para algumas correções nos itinerários, que já vão melhorar bastante a questão da circulação entre um bairro e outro, isso já está sendo desenvolvido. Tem algumas questões que serão feitas nos terminais, como melhorias de acesso e saída, que no terminal central já serão feitas já nos próximos meses. Também já cobramos as empresas para colocarem mais ônibus nos bairros e nos finais de semana. Então nós vamos melhorando o sistema aos poucos, mas algumas coisas já estão sendo feitas desde já.

Daniel Tv Tem: As empresas já deram algum retorno sobre essa questão?

Bigardi: Já fizeram um plano e a gente vai caminhar para melhorar o sistema, e futuramente, quem sabe ainda esse ano, a gente vai fazer a isenção de tributos às empresas, para que esse recurso seja investido no sistema de transpote coletivo.

Daniel Tv Tem: Para este ano, prefeito, quais serão as melhorias no transporte coletivo?

Bigardi: Mais ônibus nos bairros, melhoria de itinerário.

Daniel Tv Tem: O senhor promete melhorar e ampliar o atendimento da saúde com a instalação de um hospital, para desafogar o Hospital São Vicente. Para quando é esse hospital?

Bigardi: É imprescindível construir um hospital novo, o Hospital são vicente não tem condições físicas. Os funcionários fazem um grande atendimento, mas o hospital não comporta o atendimento que é feito hoje. Nós vamos fazer uma melhoria já de cara. Nós vamos fazer uma mudança de uma ala do Hospital São Vicente – em 60 dias é possível fazer isso – para uma construção ao lado do São Vicente, que é do lado do Hospital Regional. Então isso já aliviaria o atendimento da população. A longo prazo, médio prazo, a gente vai construir o hospital novo na cidade. Já estamos procurando um terreno, vamos conhecer os investimentos feitos em outras cidades, como São Bernardo do Campo, que construiu um hospital para a cidade. E escolhido o terreno, vamos fazer o projeto e buscar recursos do Governo Federal e até mesmo no orçamento do próprio município. A minha expectativa é de que no ano que vem a gente já tenha esse hospital, ou em obra ou quem sabe em funcionamento. Eu gostaria de terminar esse hospital até o final do ano que vem.

Daniel Tv Tem: O senhor prometeu durante toda a campanha a criação das Upas (Unidades de Pronto-atendimento), que ajudariam a aliviar as unidades básicas e o atendimento da população. Isso tem prazo? Isso já vai acontecer esse ano? Já tem algum retorno do Governo Federal?

Bigardi: Nós já temos um investimento que já tinha sido liberado. A gente está segurando o investimento para esse ano. Para construir a primeira Upa na região do Almerinda Chaves, do Varjão, ou seja, na região de expansão da cidade. As outras três Upas, que é o que Jundiaí tem direito, nós pedimos ao Governo Federal, nós vamos fazer uma visita em fevereiro para apresentar os projetos e, quem sabe, já ter uma liberação de recursos ainda este ano. Agora, além disso, também uma questão importante na saúde, é o funcionamento das unidades básicas, a partir da próxima segunda-feira (6) no horário do almoço, pois elas ficam fechadas, a população espera do lado de fora, o que é ruim. Então, pelo menos o acolhimento, ainda que ela não faça o atendimento nesse período, será a partir dessa segunda-feira.

Daniel Tv Tem: E o horário das Upas, dos pronto atendimentos, vai ser mantido?

Bigardi: Não. A gente já está ampliando a partir da próxima semana, a gente está vendo a ampliação do P.A da Ponte São João, para funcionar 24 horas, e a extensão do horário dos outros P.As até as 20h pelo menos.

Daniel Tv Tem: O senhor citou que já há o recurso para a construção da Upa do Almerinda Chaves. Já há uma previsão para ela começar a sair do papel?

Bigardi: Nós vamos apresentar o projeto para o Governo Federal, que é o recurso de R$ 200 mil para a elaboração do projeto. Apresentando o projeto, eles fazem a liberação do recurso, e a gente já faz a licitação para iniciar as obras.

Daniel Tv Tem: E que obras e ações concretas a população pode esperar para o ano de 2013?

Bigardi: Nós vamos fazer um plano de mobilidade, algumas obras viárias que não exijam tanto investimento, algumas correções viárias em alguns pontos da cidade, iniciar desapropriações para poder fazer a extenção da Avenida dos Ferroviários até Várzea Paulista, e pavimentação. Já vou abrir esse mês agora de janeiro, um plano de pavimentação, uma licitação de pavimentação, para a gente poder pavimentar alguns trechos de pavimentação da cidade que tenham ruas de terra, e recuperar o pavimento em algumas ruas importantes, Avenida dos Imigrantes, que nós vamos fazer desde já, 14 de dezembro, avenidas principais.

Daniel Tv Tem: Até o fim do mandato, quais as melhorias e obras que a população pode esperar?

Bigardi: A gente tem no programa de governo, aprovado pela comunidade, uma série de investimentos. As creches, por exemplo. Queremos zerar essa questão do déficit das creches. Obras viárias para responder a mobilidade, que está muito complicado também. O próprio hospital que a gente quer construir. Portanto tem muito investimento que precisa ser feito na cidade. Então a gente quer trabalhar muito nisso. Uma outra obra importante, que é mais complexa, é uma universidade pública, nós vamos buscar recursos no Governo Federal. Então a gente quer trabalhar muito desde já, realizando coisas emergenciais, mas sempre buscando nosso plano de governo, a realização plena dele no nosso governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar matérias anteriores