terça-feira, 28 de junho de 2011

Bate papo com vereador Paulo Sergio Martins(PV)

Internet - Politica e Jovens
A conversa durou cerca de 20 minutos
Para começar o nosso Papo, eu pedi a opinião do vereador sobre as causas iniciadas na internet que partem para as ruas e qual a importância que isso tras para a politica Jovem. Segundo ele, é muito importante o uso das redes sociais para a divulgação do trabalho do vereador e da própria camara , faz com que a mobilização social principalmente entre os jovens que ultimamente tem mais acesso a rede, sirva de conscientização e também de participação. Inclusive no episodio do aumento de cadeiras e de salários do legislativo(onde o vereador foi um dos que votaram contra) ele destaca que o uso das redes sociais foi de suma importância para acontecer o que vimos naqueles dias, onde a população se uniu através da internet e promoveu aquela passeata contra tais aumentos. Paulo Sérgio também comentou sobre a Ong Voto Consciente que tem feito um excelente trabalho com Jovens Jundiaienses em relação a participação e ensinando melhor como funciona a politica, além de mostrar a importância do voto com diversas palestras em escolas e projetos benéficos para a Cidade como o CIDADONOS.

Segurança na Cidade
Na opinião do vereador que é delegado de profissão a prefeitura deve investir mais na Guarda Municipal abrindo novas vagas para os policiais, pois faltam pessoas para trabalhar.Suas idéias na campanha , eram todas voltadas para esse assunto e ele se diz insatisfeito com a atual guarda, porém concorda que ela está muito bem equipada, com várias viaturas e demais equipamentos, só falta recursos humanos.Comenta que eles estão com uma escala apertada, ainda mais com a diminuição dos salários que os Policiais tiveram, e volta a afirmar que eles devem olhar mais para a guarda municipal.

Gastos Públicos
Ele alega ser contra qualquer gasto abusivo por parte do Legislativo ou Executivo, e afirma que a camara devolve para a prefeitura cerca de 400 mil reais todos os meses, mas ele questiona por que esse dinheiro não é investido na própria camara para melhorar sua infraestrutura e acha que o executivo deveria ser melhor fiscalizado para mostrar onde esse dinheiro está sendo investido, pois segundo ele os vereadores tem fiscalizado bem as ações do executivo através de requerimento, mais ele acha que não deveria depender apenas dessa ferramenta pois as vezes acontecem "uso politico" e ele precisa fazer através de oficios e obtém as respostas necessárias, lembrando que transparência e participação cidadã é a chave de tudo se mostrando satisfeito com as respostas obtidas por parte do Executivo e mencionou que todo gasto publico pode ser visto por todos os cidadãos no Site da Prefeitura.

Seus principais projetos
Entre seus principais projetos, ele destaca o "voto aberto" que deu uma transparência muito grande para o Legislativo ,também tentou fazer com que o presidente da camara votasse nas sessões ,onde ele perdeu, mais garante que vai continuar tentando que isso seja possível, destaca também seu voto contra o aumento de cadeiras, onde com a ajuda da participação popular, ele e outros vereadores que também votaram contra conseguiram isso. Futuramente, ele me adiantou que está com um projeto que torne possível a realização das seções no período noturno, visando maior participação do povo em geral e lembrou que já existe um projeto arquivado do PT sobre isso e que existe um projeto atual que prevê uma sessão noturna e uma diurna porém na noturna só assuntos que não tenham muito interesse, que ele discorda e acha que deve ser tudo a noite, porém se for duas sessões, que sejam ambas a noite para que tenha maior participação popular.Também lembrou de diversos outros projetos em relação ao meio ambiente, ao idoso, solicitando que ele tenha isenção de ingressos em espetáculos públicos e voltou a lembrar do projeto de aumento de salários dos vereadores que previa aumento de 63% indo para 12 mil reais enquanto o aposentado recebe um salário minimo ...dentre outros projetos de autoria do vereador.

Esse foi o breve Papo com o Vereador Paulo Sergio Martins. Não consegui perguntar tudo o que queria por causa do tempo, porém novas oportunidades terei para isso!!


Obrigado e até a próxima que será com o Presidente da Camara, o vereador Julião!!
_________________________________________________________________________
OBS: Gostaria de aproveitar esse post, para fazer um breve comentário sobre o comportamento dos vereadores de Jundiaí segundo tenho percebido nas sessões. Eu não entendo por que eles dão tanta risada durante a sessão(Nem todos e sim alguns) e não param sentados em suas devidas cadeiras, ficam conversando o tempo todo e rindo, não estão nem aí para o companheiro que estão se pronunciando no momento. 
Fiquei sabendo que até RIFAS e Convites de eventos eles trocam em "OFF" durante a sessão. 
Além do acesso ilimitado a Internet o tempo todo e da falta de respeito com os demais. Eles entram e saem o tempo todo da Sala, e muitos vão embora muito antes de acabar a sessão. Acho que uma sessão ordinária ou extraordinária, é um assunto muito sério, e não vejo graça em momento algum, acho que eles deveriam nos contar as piadas que eles tanto contam para que o público possa rir um pouco também.
Lembrando novamente que não são todos, porém estarei mais presente nas sessões e se persistir esse "mimimi" eu vou publicar os nomes aqui no Blog.
Fuii....



domingo, 26 de junho de 2011

Bate papo com vereador Durval Orlato(PT)

Jones H. conversa com Durval Orlato

Para começar nosso Ciclo de conversas com nossos Vereadores, hoje teremos o Vereador do PT Durval Orlato, que se pontificou a nos atender em seu gabinete. 

Durval já foi Deputado Federal de 2003 a 2007 e 3 vezes Vereador em Jundiaí (96,00,08).

Para começar o bate papo, eu comecei perguntando o que poderia ser feito para atrair mais jovens para o meio político e como fazê-los participar de forma ativa.

Durval que tem muito acesso aos jovens por ser professor Universitário respondeu que está trabalhando muito para isso através das redes sociais, participando de debates em grupos, através do Twitter, Orkut, Facebook e através de seus Blog's.

No seu ponto de vista, é possível colocar opiniões sobre a política da Cidade ou até mesmo política nacional e o que ele percebe é que poucos jovens se interessam por esse assunto, por que as instituições (Camara, Prefeitura, Senado)estão desacreditadas, as vezes a juventude o conhece, conhece seu trabalho e sente admiração pelo seu trabalho mais não tem preferência partidária ou tampouco é tão informado das coisas da cidade, como por exemplo o papel do vereador, o papel do prefeito do judiciário, enfim, por que o sistema social empurra a pessoa a trabalhar muito, estudar , progredir financeiramente na vida e quando sobra tempo disponível, ele quer fazer outras atividades. 

Em sua opinião para atrair mais jovens as instituições que tem credibilidade e são formadoras de opinião, como a mídia, por exemplo, deveriam mostrar que a instituição Câmara municipal, Assembléia Legislativa, Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal, são importantes e se os políticos que estão lá, não estão fazendo adequadamente aquilo que eles gostariam, então é uma questão de melhorar a seleção, porém se os jovens não querem entender a política e sim os políticos, e não saber o que de fato pode esperar e cobrar de cada um,o cidadão vai acabar cobrando do vereador uma coisa que nem o governador pode resolver, ou seja, os jovens tem que procurar entender melhor a política de maneira geral, para fazer as escolhas corretas pela cidade, para não descontar toda sua irá causada por muitos políticos corruptos nos demais.

Aí está a importância de entender melhor a política, pois quando um candidato vier prometer ações que não é possível realizar, a população já fica ciente que aquela é uma promessa que não cabe a ele.
O Vereador explicou também, que ele representa o povo diante das leis, com seu papel de fiscalizar o executivo, portanto ele é eleito para que sejam feitas leis mais justas e cobrar para que a lei seja adequada para a necessidade da sociedade além de fiscalizar para que o dinheiro de nossos impostos que não fica na câmara e sim na prefeitura seja melhor utilizado pelo prefeito e por seus secretários. 

Alguns assuntos que surgiram na conversa...

Av.Nove de Julho
Durval comenta que a avenida ficou linda e que realmente precisava de ampliação, porém ele cobra mais transparência por parte do Executivo nos gastos da obra, e gostaria de saber por que foi gasto 8 Milhões a mais na obra se nem a Ciclovia e proteções no rio foram feitas, sendo que era previsto um gasto de 27 milhões e no final o gasto foi de 35 milhões(dados oficiais segundo ele).

Prefeitura & População
Segundo o vereador, a prefeitura deveria estar mais próxima da população, indo até os bairros com maior frequência para ouvir a população e comentou sobre a ultima Consulta Pública que aconteceu na Internet onde cerca de 2 mil pessoas participaram, numero muito abaixo do numero de eleitores jundiaienses que passam de 280 mil atualmente. Não basta café da manhã, é necessário ir aos bairros e ouvir o povo.

Transporte Público
Durval também comentou sobre nosso sistema de transporte e criticou a ação da Prefeitura em construir um novo terminal na Av.Jundiaí para os ônibus intermunicipais, e que estes deveriam ser integrados a rodoviária. Comentou também do terminal da Agapeama, que segundo ele estava projetado no inicio e não foi construído além de ter dois terminais um ao lado do outro que é o da vila Hortolândia e do Cecap(com cerca de 2km de distancia de um pro outro)e na Agapeama que poderia fazer interligação com Várzea Paulista nenhum.

Oposição x Situação
O Vereador afirma que algumas pessoas o criticam por ser da oposição, apenas criticando o atual governo municipal. Ele explica que primeiro ele é da oposição e ter uma visão diferente do governo faz bem, pois se não fizesse bem, o PSDB quando era governo, não teria virado oposição no governo federal, e se a oposição fizesse mal, quando o governo Lula assumiu, eles iriam apoiar, aí não precisava de oposição, mais eles entendem que o atual governo assumiu essa função com uma determinada proposta diferente da proposta oferecida pelo pessoal do PSDB e isso é totalmente democrático, portanto discordar e concordar que temos que fazer melhor é muito importante.

Universidade Federal
Segundo Durval, se a prefeitura destinar uma área ou um prédio publico pra falar pro governo federal que estamos dispostos a construir a Universidade Federal em Jundiaí e queremos propor uma parceria, ele acredita que essa obra poderia sair e muito mais rápido, apenas falta vontade.

Para finalizar, gostaria de agradecer toda a assessoria do Vereador Durval Orlato por ter conseguido um horário e tornar possível esse encontro, além de dizer que fiquei honrado em participar.
 _______________________________________________________________
As informações aqui descritas foram fruto da conversa com o Vereador Durval Orlato, eu só formatei e fui escrevendo...
O mesmo farei com os demais vereadores que tiver acesso...
E tenham paciência se não gostaram, eu estou aprendendo...rsrsrs...fui..... ^_^

Comentários são bem vindos aqui em baixo ó...  \/

Pesquisar matérias anteriores