quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Moradores de Rua,um problema que necessita de ajuda também da sociedade.


Diversas vezes encontramos menores pedindo

Diversas vezes nos deparamos com moradores de rua nas janelas de nossos carros pedindo uma moeda, ou em nossas casas pedindo algo para comer.
Essa triste realidade vem crescendo em nossa cidade e não conseguimos prever até onde isso irá.
Crianças, adultos, mulheres, idosos, todas as idades estão presentes nesse meio, propagando o uso de drogas, bebidas e causando mal estar na sociedade.
O que fazer para solucionar esse problema, será que dar esmolas, ou um prato de sopa nas noites frias resolve?Será que não estaríamos apenas empurrando o problema para o dia seguinte?

Pensando nisso nós do Blog Jovem Jundiaiense começaremos uma campanha na Cidade para que não dêem esmolas aos moradores de rua.

Na região da ponte são João são inúmeros os casos de pedintes nos semáforos, pedintes esses que são jovens e poderiam estar trabalhando ou fazendo outro tipo de ocupação, mas quase que por opção, muitos preferem essa vida “fácil”.
A noite o frio bate e a rua se torna sua casa.
Muitos deles pedem o suficiente para conseguir comprar drogas na região do São Camilo e Vila Aparecida com nossas próprias esmolas, com isso estaríamos financiando esse mercado e não estaríamos ajudando a pessoa que pede e sim contribuindo para o fim dela.

Ong “SOS Jundiaí” que dá apoio aos moradores de rua precisa de ajuda e 
atenção!!

Fomos conhecer a ONG. S.O.S Jundiaí localizada no Bairro do Anhangabaú, conversei com o pessoal e vi alguns (poucos) moradores de rua por lá. Os maiores problemas apresentados por eles, são a falta de voluntários para ajudar a ONG, eles não tem condições de contratar funcionários para realizar tais serviços e assim muitas coisas deixam de ser feita para suprir algumas necessidades da casa. A prefeitura de Jundiaí contribuiu com a ONG, mas a maior preocupação dos organizadores é com a população do bairro que há anos tenta retirar o Alberg de lá. Segundo alguns moradores, os andarilhos ficam vagando pelo bairro, pedindo comida e incomodando a vizinhança.
O que deveria ser feito segundo o organizador da Ong, é um trabalho de conscientização na população e tentar mostrar para a sociedade que aqueles moradores de rua também são seres humanos e além de ajuda, precisam de tratamento, e não apenas um simples prato de comida ou alguns trocados, é necessário re-colocar essas pessoas de volta ao convívio social, arrumar trabalho, cursos, etc, não basta “jogar” todos eles aqui no Alberg para passar uma noite, não podemos oferecer ajuda para sempre.

Notei que faltam voluntários para contribuir com a casa, pessoas que queiram ajudar (Não apenas com donativos), mas também indo até lá ajudar nos serviços. Já foram realizados inúmeros projetos para alunos irem até lá ajudar, realizando multirões e outros meios para que a população ajude nesta causa, muitos deles em vão.
Quando não estão pedindo,estão oferecendo doces(menores em algumas vezes)

Começaremos com a campanha o quanto antes para tentar reverter essa situação em nossa Cidade,sabemos que não resolveremos sozinhos, mas com a ajuda de todos podemos fazer a diferença.

Um comentário:

  1. gostaria de ser voluntaria, so nao sei como fazer , hoje estava na igreja e Deus tocou em meu coração e me disse , que preciso fazer isso, e quero mi voluntaria a ajudar mendigos , a sai dessa ! so que tenhos 15 anos , eu poderia estar ajudando ?

    ResponderExcluir

Pesquisar matérias anteriores