quarta-feira, 27 de julho de 2011

Como foi feita a classificação que mostra Jundiaí ultrapassando países como Italia

No dia 1º de julho deste ano, o município de Jundiaí teve a sua nota de longo prazo, em escala nacional, elevada de A+ para AA- pelo Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating. A perspectiva do rating permanece positiva.

Principais fatores positivos
- Cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal
- Nível muito baixo de precatórios em relação à receita
- O Instituto de Previdência (Iprejun) é superavitário
- Vigoroso aumento das receitas tributárias em 2010
- Baixo nível de endividamento
- Recorrentes superávits primários
- Boa representatividade na economia nacional
- Boa infraestrutura básica e bons indicadores sociais
- Investimento da Foxconn (Apple)
Não há fatores negativos

Embora seja impreciso comparar nota de países com rating de municípios, a tabela abaixo dá uma ideia da posição das cidades brasileiras em relação a nações em dificuldade.


País/MunicípioNotaPerspectiva
Fonte: Fitch (países) e Austin(municípios)
Estados UnidosAAAEstável*
EspanhaAA+Negativa
SantosAAEstável
JundiaíAA-Positiva
ItáliaAA-Estável
São Caetano do SulA+Estável
Rio de JaneiroAEstável
GuarulhosA-Positiva
Porto AlegreA-Estável
IrlandaBBB+Negativa
São PauloBBBNegativa
BrasilBBB-Positiva
Belo HorizonteBBB-Estável
PortugalBBB-Negativa
GréciaCCCNegativa
Fonte: Revista Exame. Pra quem não viu clique aqui

Nós do Blog Jovem Jundiaiense fomos atrás da informação e perguntamos para o Economista Alex Agostini como funciona todo esse processo, desde a fase de licitação até a conclusão das notas.Vejam o que ele respondeu.:

Blog Jovem Jundiaiense: Como funcionou o processo de Licitação da Austin com a Prefeitura?
Alex Agostini É uma carta convite, como toda licitação.As empresas habilitadas para isso apresentam seus preços e a Austin Rating por ter uma certa experiencia nesta area possuí um preço atrativo no mercado, fazendo com que ganhássemos a licitação, e a partir daí o nosso contrato foi feito até o final de 2012, ou seja, não precisa realizar uma nova licitação todos os anos.

Blog Jovem Jundiaiense: Como que é feito o trabalho para chegar nesses índices?
Alex Agostini: Primeiro todas as informações são solicitadas para a secretária de finanças , e um dos critérios para a avaliação é que todas essas informações estejam disponíveis no site da prefeitura para qualquer Cidadão sendo que a cada informação encontrada contabilizamos um ponto e vice versa, visando reunir as informações de forma fácil. Em seguida temos que avaliar o ambiente econômico, social e politico e ver quais são as interferências desses ambientes sobre as gestões no município.Depois avaliamos os indicadores fiscais (que estão disponíveis a todos) então nós olhamos o historico, não basta chegar hoje e olhar apenas o atual pois nós realizamos essa avaliação desde 2001, portanto conseguimos alcançar uma consistência analisando a evolução do município por isso que chegamos a nota.

Blog Jovem Jundiaiense:Mas esses bons índices não seriam apenas para conseguir uma "possível" renovação de contrato?
Alex Agostini: Não, os numeros mostram. Seria inconsistente os números se deteriorando e a nota melhorando, aí sim a prefeitura estaria contratando uma nota e não um trabalho. Se cada municipe olhar e pegar por exemplo um indicador do MEC ele vai ver que evoluiu, ou seja, é impossível a Austin ter algum relacionamento com o MEC para melhorar a nota de Jundiaí por exemplo. Nós apenas compilamos os dados oficiais do MEC, SEAD, IBGE, PNUD e outros dados fiscais que são auditados pelo Tribunal de contas, tudo transparente.

Blog Jovem Jundiaiense: E qual é a metodologia que vocês usam?
Alex Agostini: A metodologia utilizada fica disponível com o cliente(Prefeitura) e se ele quiser disponibilizar isso para os Cidadãos é uma opção que ele tem, Jundiaí disponibiliza isso no portal da transparência, então o Cidadão pode entrar lá e dar a nota dele igual nós fizemos se ele quiser, o critério é o mesmo usado por nós.

Blog Jovem Jundiaiense: Além desses dados que você citou, o que mais chama a atenção em Jundiaí para conquistar essa nota?
Alex Agostini: Primeiramente a transparência na hora de mostrar os dados do município (isso conta muito na classificação) e o diferencial competitivo que Jundiaí possuí geograficamente, com distancia de aeroportos, portos e questões logísticas que estimulam as empresas a virem pra cá,  pois a Cidade possuí as principais rodovias do Brasil. Se o empresario tem dificuldade de acesso a rodovia, ele não consegue se desenvolver e se ele não consegue se desenvolver logo ele não conseguirá gerar recurso que por sua vez não conseguirá realizar investimentos. Então nós podemos afirmar que Jundiaí está muito bem localizada geograficamente e isso tudo conta nota e está no documento*.

Blog Jovem Jundiaiense:Foi realizado uma avaliação de Riscos para chegar nesses índices?
Alex Agostini: O ultimo item que nós avaliamos foi justamente esse, e não é necessariamente negativo. Por exemplo, no caso de Jundiaí por conta desse crescimento e anúncios de investimentos milionários a avaliação de Riscos tem um desafio muito grande que é continuar se desenvolvendo, mantendo os indicadores de educação, saúde etc por que vai atrair mais pessoas pra cá, Jundiaí vai crescer ainda mais e não podemos mensurar isto por ser futuro, o que impede de ter uma nota ainda maior.Na medida que evoluir e esses indicadores aparecerem de forma positiva, isso refletirá na nota, por isso que você tem uma avaliação gradativa tornando impossível que suba dois degraus de uma vez.

Blog Jovem Jundiaiense:Você acha que o ano que vem Jundiaí consegue alcançar a nota máxima (AAA) ?
Alex Agostini: É difícil, pois para conseguir o AAA Jundiaí ainda tem mais alguns degraus, então estamos falando de uma perspectiva que leva pelo menos uns dois ou três anos pra conseguir. Por exemplo: o que poderia fazer para aumentar a nota de maneira mais rápida seria a Foxconn realizar um aumento de investimento, contratando mais e mexendo intensamente no crescimento da arrecadação, isso vai permitir sim uma melhora de nota antes da próxima revisão que é marcada pra Julho do ano que vem e que também está no documento* na parte de perspectivas, pois temos alguns fatores que estão acontecendo e quando eles se tornarem realidade intervirão na nota. 

*O documento citado na matéria está disponível neste link, clique aqui para ter acesso.

O economista-chefe da agência de classificação de risco Austin Rating, Alex Agostini, informa que o rating de Jundiaí, no interior de São Paulo, acaba de ser elevado.





4 comentários:

  1. Ronaldo Trentini - Jornalista27 de julho de 2011 às 14:09

    Parabéns pelo seu compromisso com a transparência e com os fatos. Apesar de não ser do meio, seu comportamento ético e correto coloca no chinelo muitos jornais que circulam pela nossa região. Continue trilhando esse caminho. O Brasil precisa de pessoas como você.

    O processo de mensuração de municípios e países é uma prática mundial. Um procedimento muito comum entre empresas que contratam outras empresas especializadas na certificação e que lhes garantem um "selo" de qualidade e de eficiência e que serve para habilita-las a participar de concorrências ou do fornecimento para outros mercados. Quando uma administração pública procura por essa certificação, ela quer mostrar para o mundo a mesma coisa: que se trata de uma administração séria, responsável e consciente de seus compromissos com a sociedade. E é exatamente desse tipo de comprometimento que precisamos no Brasil. Viveríamos num ótimo país se todos os entes da federação trilhassem por esse caminho. Não o caminho obscuro das vantagens pessoais ou partidárias.

    ResponderExcluir
  2. Fico lisonjeado pelo elogio Ronaldo.Acho que é meu dever como Cidadão participar das ações publicas que acontecem em nossa Cidade e também compartilhar tais informações com aqueles que não podem ir até o local.Acho que é esse o caminho para que possamos construir uma sociedade mais séria e com pessoas interessadas por assuntos coletivos.Não precisamos ser filiados a partidos políticos para participar da politica.Gosto do que faço e continuarei fazendo o melhor que puder em nome do Blog Jovem Jundiaiense.Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Alguns anos atrás, era muito comum ouvir-se dizer que a imprensa é o quarto puder da república. Depois dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Atualmente não se houve muito essa expressão. Mas continua valendo. E esse poder esta ainda mais forte. Com um jornalismo colaborativo onde o leitor tem o puder de participar.

    Torço para que se torne um grande jornalista. E ajude a imprensa judiaiense a cumprir o papel de quarto poder da república.

    Parabéns pelo trabalho.

    Alexsandro, Tecnólogo em Administração Pública.

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo artigo! como já foi comentado, apesar de vc não se apresentar como jornalista, este é um ótimo trabalho jornalístico! abraço

    ResponderExcluir

Pesquisar matérias anteriores