sexta-feira, 8 de julho de 2011

Bate papo com vereadora Ana Tonelli(PSDB)

Hoje em nosso ciclo de encontros com os vereadores Jundiaienses, estamos com a vereadora Ana Tonelli que aceitou participar e falou um pouco mais obre suas ações na camara ao longo de seus 6 mandatos.


Entre suas conquistas, está a construção da 1° delegacia da Mulher de Jundiai, e a vereadora nos contou como foi a realização desse projeto:
-Naquela época(começo de 1985) eu trabalhava na Radio Difusora e meu programa era muito cedo e muitas mulheres me procuravam na radio para tratar de alguns problemas familiares pois em muitos casos elas não confiavam nos homens para tratar de tais assuntos , foi aí que eu comecei a lutar para tentar trazer uma Delegacia da Mulher para Jundiaí. Eu fui até a secretaría de segurança Publica e falei com o secretário (Michel Temer - Hoje vice presidente da republica) e levei um oficio com o pedido, porém Temer estava de saída da secretaría e o novo que assumiu me disse que instalaria uma Delegacia em Campinas, logo eu descordei de sua proposta, afinal se a mulher encontrava dificuldades financeiras para chegar até o Centro da Cidade, imagina indo até Campinas!! 


Continuei minha luta pela Delegacia e descobri que para isso se tornar possível, o município tinha que disponibilizar toda infraestrutura para que o estado pudesse entrar com uma delegacia aqui, na época era o Benassi prefeito de Jundiai e eu consegui que fosse alugado um imóvel na Senador Fonseca(Centro),  a prefeitura mobilhou, e deixou tudo pronto, só faltava uma linha telefônica, e naquela época um telefone era muito caro, foi então que eu entrei na sala do Prefeito e contei a ele que já estava tudo pronto só faltava o telefone e ele me disse que a prefeitura não podia ajudar mais.


Saí de lá decepcionada, triste e pensei "meu deus, cheguei até aqui e por causa de um telefone eu não vou conseguir", foi quando eu tive uma nova idéia já que trabalhava no sindicato dos metalúrgicos na época eu resolvi ligar no escritório central da Sifco em São Paulo e falei com o Dr.Alexandre Felipe de Vasconcelos que era o presidente da empresa e marquei uma audiência pra lá, saí de Jundiaí, fiz um oficio pedindo uma linha telefônica e por coencidencia, era dia 8 de março(Dia da Mulher) e o presidente por essa razão nos presenteou com essa linha telefônica e conseguimos inaugurar a Delegacia da Mulher de Jundiaí.


Escritório que atendia a população na região Central:
Ficamos com aquele escritório por 13 anos e sua função era atender as pessoas que iam a procura de trabalho, guias para marcação de exames, cartas de recomendação em geral, e tudo começou quando eu era assessora do Miguel Haddad em seu mandato de deputado estadual e realizava esses trabalhos em nome dele. Depois eu me tornei vereadora novamente e continuei realizando esse trabalho na região Central atendendo a população de toda a região, porém como temos mais espaço e por questões financeiras eu mudei os atendimentos do escritório apenas para o meu gabinete, onde continuo atendendo a população. Para se ter uma idéia, de Janeiro a Junho de 2011 nós já atendemos 1214 pessoas, e essas pessoas vem em busca de todo tipo de informação ou serviço lembrando que não são apenas cidadãos de Jundiaí. Quem nos procurar a ordem é Atenda, oriente, informe, encaminhe, as vezes a pessoas só quer tirar uma fotografia para documento, a gente encaminha para locais que realiza esse tipo de serviço gratuitamente, não custa nada ajudar.


Com relação ao fato ocorrido nas ultimas eleições, quase a senhora não pode ser nomeada, o que aconteceu?
Esse é um assunto que eu gosto muito de tratar, para esclarecer o que realmente aconteceu. Nós vereadores, no ano em que antecede as eleições, temos que votar o aumento dos salários dos vereadores, do prefeito e seu vice, além dos secretários que viram na sequencia pois temos que deixar tudo pronto para a próxima legislatura.


Na época o Chico Poço era o presidente da casa e nós conversamos com a consultoria jurídica da camara que nos orientou  como fazer o aumento ,ou seja, como votar a lei dos reajustes salariais dos próximos vereadores, prefeito e secretários e nós o fizemos. Porém algum tempo depois nosso saudoso Chico Poço infelizmente faleceu e eu assumi a presidência da camara. Deste momento em diante, minha obrigação era apenas cumprir a lei e fazer entrar em pratica aquilo que tinha sido votado no ano anterior e foi o que eu fiz, mas no decorrer do ano, houve uma modificação e o tribunal de contas alterou, ao invés de ser aplicada a emenda 20 ele achou que tinha que ser aplicada a emenda 19 que era um percentual um pouco menor nos salários, aconteceu um equivoco  e começou toda a confusão, eles não comunicaram a camara pois se eles tivessem me comunicado eu não teria o feito afinal leis existem para serem cumpridas e pra que que eu ia continuar aplicando alguma coisa errada sabendo que aquilo poderia me prejudicar no futuro e prejudicou.

Quando nós percebemos isso, tivemos que entrar com um recurso no tribunal de justiça de São Paulo onde eu ganhei por unanimidade e nesse meio tempo, eu registrei minha candidatura, quando eu fiz isso, ainda estava em tramites no tribunal de contas essa pendencia das minhas contas daquele ano fatídico(da emenda 20 que não era 20 e tinha que ser a 19), logo o TRE entendeu que eu não poderia ter registrado a minha candidatura por que eu estava com as contas da camara sem aprovação rejeitadas, só que no tribunal de justiça elas já tinham sido aprovadas e eles tinham que ter levado em consideração aquilo, tanto é que depois o tribunal de contas julgou e eu ganhei novamente só que aí já tinha acontecido todo aquele prejuízo eleitoral. Ganhei as eleições, só que eu perdi em primeira instancia no Tribunal Superior Eleitoral , aí fiz uma nova defesa e fui lá pra Brasilia para provar a minha inocência novamente, deixei uma copia de minha defesa no gabinete de todos os ministros inclusive no gabinete do ministro Fernando Gonçalves que era o relator do meu processo. Cheguei lá no STE cerca de 14:00 e eles se reuniam as 19:00 fiquei o dia todo aguardando até conseguir falar com o ministro e provar minha inocência


Portanto eu deixo a mensagem de que sempre é bom fazer as coisas certas, para nunca ter problemas, podemos ver todas essas "bandalheiras" que estão acontecendo hoje em dia e sabemos que uma hora aqueles que cometem esses erros são descobertos.
________________________________________________________________________________
Quero registrar um breve comentário a respeito da Vereadora Ana Tonelli em especial. Fiquei admirado com a garra, respeito e espirito de boa vontade em ajudar o próximo que ela sempre deixou muito claro a todos nós cidadãos desta Cidade. Parabéns por tudo nobre Vereadora e continue nos representando bem como a senhora tem feito ao longo dos seus 6 mandatos. Fiz um resumo de nosso Bate Papo, espero fazer jus a minha tarefa.

Nesse encontro eu não coloquei uma foto, pois ficaram de me enviar e até o fechamento dessa matéria, a foto não chegou até meu Email  =(

2 comentários:

  1. Faltou perguntas Jones...A História e trajetória dela ja conhecemos....

    ResponderExcluir
  2. Faltou a galera me enviar perguntas...O que queria que eu perguntasse??...rsrsrs

    ResponderExcluir

Pesquisar matérias anteriores