quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bate papo com vereador Leandro Palmarini(PV)

Leandro do Bicho Legal
 Leandro(PV) ficou conhecido como “Leandro do Bicho Legal” devido ao trabalho desenvolvido como Fundador e Coordenador do Projeto com este nome. Sendo a causa animal sua grande paixão, seu foco de atuação no Legislativo Municipal é a Proteção dos Animais e do Meio Ambiente. Atualmente, é o Presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente na Câmara Municipal.

Quais são seus projetos dentro das causas animais?
Nosso primeiro grande desafio foi criar a Coordenadoria de Saúde e Bem Estar Animal  e agora temos um novo desafio para equipar a coordenadoria, precisamos definir quais serão os atendimentos que prestarão lá, pois atualmente isso é meio vago. Eu não trabalho com causas individuais apenas, eu gosto de organizar mutirões de castração de baixo custo, adoção de animais pela Cidade.Tenho como meta conseguir unir as três coisas no mesmo mutirão, a castração, a posse responsável e a identificação animal. E também diversos projetos na area Ambiental como o Selo verde (que institui um selo verde no município) .
Temos também o projeto telhado verde que obriga os futuros empreendimentos a fazer a cúpula dos prédios com areas verdes, isso reduz cerca de 30% de Co2  entre dezenas de outros benefícios para o meio ambiente, esse projeto na Europa tem dado muito certo, outro projeto que estamos firmes na luta é para liberar a entrada de animais em pelo menos um parque público da Cidade. 
Outros diversos projetos poderão ser vistos em nosso Site Leandro do Bicho Legal . Eu não gosto de apresentar projetos ilegais ou inconstitucionais, apresentei alguns ilegais mais por que não tinha como, para poder abrir uma discussão com a sociedade e defender a causa, mais não é o meu forte.

Você presta contas a sociedade sobre o seu trabalho com frequência?
Esse é um trabalho que eu adoro, tenho isso como uma de minhas principais metas e características, acho que é o minimo que o vereador deve fazer. Realizo um trabalho em meu site Leandro do Bicho legal onde mostro todo o meu dia a dia e também tenho um jornal que divulgo todas as minhas ações.

O que é o projeto "Bicho legal"?
Trata-se de uma Ong que surgiu no final de 2005 visando diminuir o numero de animais abandonados, diminuir os casos de maus tratos de animais e também conscientização de toda sociedade sobre Posse e Propriedade responsável de animais. Eu sempre gostei de animais e minha mãe que plantou isso em mim e em minha irmã, foi quando eu tive a idéia (já que trabalhava na Prefeitura e todos dependemos do poder público de alguma maneira) de conversar com algumas pessoas para saber quem gostaria de me ajudar a compor um grupo em prol dos animais para aplicar trabalhos isolados, pois eu conhecia muita gente que gostava de animais, logo nós montamos um grupo e no final de 2005 surgiu o projeto Bicho Legal e estamos até hoje atuando na Cidade.

Se eu encontrar um animal ferido na rua por exemplo, o que eu devo fazer?
Isso realmente é um problema.Quando o animal está doente, ou atropelado, é obrigação da zoonoses ou da Coordenadoria de Saúde e Bem Estar Animal  através do 156 abrir uma demanda e solicitar o serviço, ou seja, é obrigação do poder público recolher mas algumas vezes essa tarefa é falha.

E esse tipo de serviço é 24 horas?
Essa é outra luta nossa. Que tenha plantão na Coordenadoria de Saúde e Bem Estar Animal ou na zoonose nos finais de semanas e feriados. Estamos tentando,  já que atualmente ambas atuam no horário administrativo apenas, mesmo que seja uma pessoa só com um celular, ou rádio mais que esteja disponível para a população para esse tipo de problema.

E nesses casos são apenas cachorros e gatos ou qualquer outro animal?
Na verdade, animais silvestre, a policia ambiental é a mais indicada, ou uma Ong especializada como é o caso da Mata Ciliar.

Como foi a sua entrada na politica?
Depois que eu criei o Projeto Bicho Legal (que não foi um projeto politico, pelo contrário foi apolítico pois eu sempre odiei politica) eu recebi  uma convite do Deputado Feliciano de Campinas que também atua nas causas animais, me convidou para sair candidato a vereador, depois de algumas conversas e pela necessidade eu resolvi aceitar.

________________________________________________________________________________
Parabéns ao Vereador Leandro pelo excelente e lindo trabalho realizado no Legislativo em suas causas animais e ambientais. Sabemos que você vai além da tarefa de Vereador e realiza um belo trabalho com o seu projeto Bicho Legal, quem tiver interesse em saber mais sobre este projeto esse é o Site: http://www.projetobicholegal.com.br




3 comentários:

  1. Jones, eu daria uma sugestão...
    Perguntaria aos vereadores, dizendo uma só palavra, tipo um pergunta responde sabe???
    Saúde....
    Educação...
    Segurança... Assim saberemos o quanto os vereadores sabem e ajudam a cidade..
    FICA A DICA...

    ResponderExcluir
  2. Sobre a entrevista...Acredito ser importantíssimo sabermos também sobre a trajetória dos vereadores.. Parabéns pela explanação...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela Dica Renata Longui.
    Nas próximas eu começarei a fazer assim.!!
    Obrigado!!

    ResponderExcluir

Pesquisar matérias anteriores