segunda-feira, 18 de julho de 2011

Bate Papo com o vereador Gustavo Martinelli(PSDB)

Comente um pouco de seus principais projetos APROVADOS.
 Temos diversos projetos em diversas areas, entre eles os que se destacaram estão o projeto de Multa moral que foi feito a 4 mãos, junto com o Vereador Leandro e se trata de uma notificação feita por pessoas com mobilidade reduzida ou idosos em vagas de estacionamento de locais privados, ou seja , o cidadão poderia retirar um talão na secretaria de transportes e quando se deparasse com um veiculo em local proibido para ele dentro de instituições privadas o próprio cidadão lesado aplicaria a Multa moral que não se trata de uma multa de verdade e sim  visando a conscientização daquele que estacionou em local destinado aso prioritários(Esse projeto já foi aprovado pela camara, mais ainda está parado na Prefeitura aguardando adaptações)o vereador Leandro e eu estamos brigando para que esta lei se torne realidade. 

Temos também o projeto que institui vagas para gestantes, esse foi aprovado e já conseguimos notar em alguns locais como o shopping Paineiras e alguns supermercados que já existem tais vagas.

Tem também uma lei de minha autoria para incluir no calendário municipal de eventos algumas festa tradicionais para elas se tornarem oficiais na Cidade, já foram includas a Festa da Varginha que se localiza na região sul da Cidade e a Festa da Padroeira da Vila Rami (Com isso a prefeitura passa a ajudar a elaboração de tais festas).

Sobre o Meio Ambiente um projeto que foi aprovado é sobre  a permeabilidade do solo afinal hoje tudo é permeável e com esse projeto, as novas obras devem colocar 30% do piso permeável afinal hoje quase tudo é impermeável , então o solo acaba perdendo sua função já que tudo é pavimentado ou concretado e não vai ser uma solução para a evitar  as enchentes da Cidade mais pode contribuir para isso.

Um outro projeto que é muito simples, mais que terá um longo alcance, é uma Mensagem Ecológica nos convites, folders, propagandas dos eventos de grande porte realizado na Cidade.

Como começou sua tragetoria politica?
A idéia de me lançar candidato surgiu quando eu era presidente de um grêmio estudantil, eu fui candidato com 18 anos (Não fui eleito) mas obtive 1000 votos com o apoio dos estudantes que me ajudaram na época, mas sem estrutura tive uma boa votação, ficando como 3° suplente do PSDB. Com 22 anos tentei novamente e fui eleito o vereador mais jovem desta legislatura e mais votado do partido com 3081 votos, além de ser o segundo mais jovem da história (o primeiro foi o Ferrinho).

A que você atribui essa grande votação, afinal você atua fortemente na região sul da Cidade?!
Desses 3081 votos eu tive 1500 na região Sul o restante foram nas demais regiões da Cidade, ou seja, eu tive votos em todas as urnas da Cidade, com excessão do bairro Rio Acima e acredito que despertou interesse na população para uma oxigenação da camara, podemos notar que entraram alguns vereadores que nunca tinham sido eleitos vemos o caso do Leandro, Paulo Sérgio, Bardi, Mingo e eu acredito que devemos a essa vontade de renovação do Legislativo e também por eu ser Jovem e com alguns trabalhos feitos para a região.

Sabemos que todos os vereadores tem uma causa  e a sua era as causas Jovens, você acha que tem feito bem o seu papel relacionado a Juventude?
 Na verdade eu não tinha uma causa voltada apenas para a Juventude.O Psdb tem a juventude do partido (JPSDB) onde eles nos apoiaram no lançamento das candidaturas onde tínhamos três candidatos Jovens sendo um deles Eu, o outro era a Eda e o outro era o Thiago Maia que é assessor do Luiz Fernando. A minha causa não foi exclusivamente da Juventude, pois se analisarmos as estatísticas do meu eleitorado não são apenas jovens, cerca de 60% são pessoas acima de 35 anos. E nos jovens eu confesso que temos uma dificuldade em despertar o interesse para a politica, pois muitos não se interessam. Aqui na camara eu tenho um posicionamento atuando nas redes sociais que recentemente foram responsáveis pela manifestação de aumento de salários (onde fui contra esse aumento).

Mas com projetos voltados para os jovens, não poderia mudar este cenário e quem sabe atrair mais gente para a politica?
A grande dificuldade do vereador aqui dentro é que somos legislativos e não temos poder de executar nada e sempre encontramos dificuldade de criar projetos aqui dentro, pois se você cria um projeto que gere gastos, ele se torna ilegal, então toda idéia que você vê que poderia ser executada você não pode fazer.No ultimo mandato eu fui uma das principais lideranças que tentei convencer o prefeito da importância de uma  secretaría municipal da juventude como tem em Sorocaba, se não fosse uma secretaría, que fosse uma diretoria ou algo com mais funcionários e mais estrutura para atender as causas jovens, más aí o prefeito criou a Assessoria da Juventude que é coordenada pelo Marcio Ferrazzo porém não tem muita estrutura. Quando eu estava do lado de fora eu imaginava que o vereador poderia fazer mais, porém agora que estou aqui percebo que não podemos fazer muito, nosso principal papel é fiscalizar o Executivo, fazer moção, indicação, oficios etc...Eu faço parte de uma ação de cidadania nos bairros que se chama "Anima Bairro" onde nós fazemos parcerias com os comerciantes locais e com os jovens onde levamos cultura e lazer para os jovens carentes, realizamos este projeto em Agosto, Outubro e Maio , temos corte de cabelo, teatro, esporte brinquedos infláveis para as crianças , portanto toda a comunidade se envolve nesta ação Cidadã.

Qual a sua visão para o esporte Jundiaiense?
Nos complexos esportivos a gente criou um torneio na cidade que começou com 10 times de futsal e levamos essa ideia para o prefeito pois os jovens não tem condição de pagar a arbitragem e os custos do campeonato e a prefeitura paga esta arbitragem e hoje chama Copa Jundiaí de Futsal onde temos cerca de 50 times envolvidos diretamente nesse torneio voltado para jovens maiores de 18 anos e ja podemos considerar o maior torneio de futsal da Cidade. Apoiamos também o futebol amador conseguimos que o prefeito destine 50 mil reais todo ano para este campeonato. 


Estou numa caminhada junto com o prefeito para a criação da Praça da Juventude pois temos uma area de 37.000²  e hoje muitos jovens da região sul não tem uma opção de lazer, é um projeto que está no ministério dos esportes e se caso não tivermos o andamento deste projeto nós estamos pleiteando com a prefeitura para executar. Seria um complexo esportivo mais moderno com pista de skate, campos de futebol, arena para teatro academia a céu aberto entre outras atividades.  

Por ser um candidato jovem, a sua participação nas redes socais ainda é um pouco limitada, tem planos de melhorar isso?
Sim concordo, estamos começando nas redes sociais criamos um perfil no Facebook e Twitter recentemente, tenho 3 propostas no site Cidade Democrática onde uma delas que eu vejo muita gente revindicando e que seria uma ação do Executivo que é um auxilio nos transportes para jovens que estudam fora da Cidade.


E uma outra reivindicação minha junto com o Deputado Federal Luiz Fernando Machado é para que chegue internet de qualidade nos Bairros afinal hoje não chega e é uma outra luta da Juventude, os jovens da região Sul já fizeram um abaixo assinado e encaminhamos para as empresas de internet Speedy, Net etc e até agora não obtivemos resposta de nenhuma delas e o pessoal está me cobrando e eu estou buscando ajuda dos deputados. 


Também tenho um projeto PARADO na camara que é de minha autoria mais que precisa da adesão de três vereadores que se trata de criar  a frente parlamentar da Juventude que seria uma frente de estudos que ouviria vários setores da Cidade  e das comunidades voltadas para os jovens.E uma outra idéia que seria o parlamento Jovem. Temos um projeto que está na assembléia legislativa pois teve coincidência com o projeto do Claudio Miranda e não posso criar um projeto que outro vereador já criou, mas estamos tentando trazer esse projeto pra cá.
_________________________________________________________________________________
Gostaria de agradecer ao Vereador Gustavo Martinelli e sua assessoria.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ESSA RENATA É MUITO BOA EM CRITICAR...
    GOSTARIA QUE ELA DESSE OPÇOES AOS ARGUMENTOS APRESENTADOS PELO VEREADOR...

    ResponderExcluir
  3. Argumentos...Que Argumentos????
    Sou uma moradora, nascida em Jundiaí, funcionária pública, mais precisamente da EDUCAÇÃO, sem partidarismo, porque não gosto de me envolver politicamente em nada, mas que como cidadã, falo sim o que eu penso a respeito da cidade... Critico o que está ruim, elogio o que está bom...
    Agora...eu é que tenho que dar opções para vereadores??? Eles não sabem o que é pra ser feito??? Acredito que não acompanha as seções da câmara, que são vergonhosas, ou se acompanha, veda os olhos... Eu não....

    ResponderExcluir
  4. Vamos começar com a definição de argumentação?

    É um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou comportamento alterado.

    Não sei se vou precisar grifar os locais, mas há argumentação sim, releia o texto.

    Sobre o que disse:

    Agora...eu é que tenho que dar opções para vereadores??? Eles não sabem o que é pra ser feito???

    O vereador representa as pessoas que o colocaram no cargo, então elas devem sim nortear o seu trabalho, será que vc fez valer seu voto. Acompanhar as sessões é algo muito pequeno, ligue para seu representante converse com ele, exponha as necessidades do seu bairro, região etc... e a partir dai avalie-o.

    O Jones tem feito a parte dele ao invés de apenas CRITICAR tem estado presente dando sugestões, mexendo com os parlamentares.

    Conheço o trabalho do Gustavo é muito bom.

    Após o bate papo com o Jones ficou motivado a por em prática várias coisas que foram sugeridas por ele.

    Eu o acompanho de perto!!! Você deveria fazer o mesmo, já que gosta tanto do assunto.

    ResponderExcluir
  5. Nossa...ficou nervosa, meu anjo... O trabalho que o Jones vem fazendo é muito respeitoso, e o admiro e ele sabe disso.
    Não tenho tempo, infelizmente de ficar seguindo ninguém, uma vez que faço o meu trabalho muitíssimo bem feito, sem ninguém precisar acompanhá-lo pois é meu dever e minha obrigação, e isso você pode acompanhar como anda a educação de Jundiaí, modelo nacional... (como você vê, ou melhor lê, eu não apenas critico).
    Se você tem tempo...faça... siga quem quiser, mas o meu direito de expor minhas opiniões, ninguém tira...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olha esses vereadores de jundiai nao tem nem o email deles na internet, como vários vereadores de SP e Curitiba tem, estao se lixando pra populaçao. Onde nos podemos falar com eles? Ou protestar?quando eles são acessíveis
    Me ajudem. Pq como todo cidadão trabalho bastante e nao posso ficar correndo atras deles pra falar com esses hipócritas, q qndo precisam de voto vao a longas distancias e se misturam, uma vez q conseguiram o cargo, passam longe de nos ou simplesmente ignoram o q vc tem a dizer. Tenho muitas cobranças a fazer na educação, na saúde, no esporte, nos cargos de acessores nos gastos excessivos com viagens e com almoços e jantares, com a SERRA DO JAPI, CADE O BIGARDI?? Ta fazendo o q em bogota? Fala serio.

    ResponderExcluir

Pesquisar matérias anteriores