domingo, 3 de julho de 2011

Bate papo com o Presidente da Camara de vereadores Julião.(PSDB)

O Bate papo durou cerca de 50 minutos.
Esse encontro foi um pouco diferente dos demais, neste eu elaborei algumas perguntas que eu tinha muita dúvida e ninguém melhor do que o Presidente da casa para me responder.
Segue a "Entrevista" com o Vereador Julio César de Oliveira.


Visando a imagem que a população tem do Legislativo, como o senhor avalia esse relacionamento povo-camara? 
O poder legislativo, por suas limitações , acaba sofrendo um pouco nessa questão da imagem, o politico como um todo também sofre com isso, pois as pessoas as vezes imaginam que pelo fato de você ser um Vereador ou um Deputado você tem o poder de realização, que não é verdade e infelizmente como eu sempre costumo dizer na politica existem pessoas boas e pessoas nem tão boas assim e devido a algumas más ações na atuação politica de alguns, a população muitas vezes generaliza os políticos e acham que são todos iguais, por isso alguns tem uma impressão ruim.


Como o senhor avalia seu relacionamento com os demais vereadores?
Eu avalio como um relacionamento bom, afinal consegui a totalidade dos votos para presidente da camara, é claro que as vezes temos algumas divergências de opiniões devido a algumas questões partidárias, mais elas sempre ficam dentro do parlamento, que é o local apropriado para isso, quanto ao relacionamento pessoal, aí já é outro departamento tenho um ótimo relacionamento com todos eles.


Passamos atualmente por uma "crise" na saúde municipal, com a super lotação do hospital São Vicente, falta de vagas nas UT'I's, demora para o agendamento de consultas e outros problemas.Qual o papel da Câmara para tentar reverter esse caso?
O Legislativo tem um poder muito pequeno quanto a isso, podemos fazer cobranças para que sejam feitas algumas ações,mais efetivamente, não cabe a nós.Porém eu vejo que a saúde de Jundiaí é considerada uma das melhores do país, isso temos que concordar certo?"Eu não falo isso por que sou do PSDB, eu falo isso por que tive a oportunidade de conhecer, já faz 10 anos que eu fui secretário de saúde da Cidade, mais eu não deixo de acompanhar esse caso. Concordo com você que passamos por superlotação no São Vicente em determinados momentos, o que se torna complicado as vezes e se as pessoas recorrem a Jundiaí, é por que elas não encontraram o atendimento necessário em suas respectivas cidades. O que falta em minha opinião, é os prefeitos se mobilizarem e cobrar dos governadores e principalmente do governo federal que coloquem verbas na saúde, vou lhe dar uns numeros na época que eu era Secretário da saúde, o nosso orçamento girava em torno de 60 milhões sendo que desse valor 36/37 milhões vinham do governo Federal e do governo Estadual(maior parte do Federal que arrecada nossos impostos), e o município colocava o restante, ou seja, a cada 1 real que vinha do governo Federal, Jundiaí colocava 50 centavos. Hoje, para cada 1 real que vem dos governos Federais e Estaduais, o município tem colocado 2/ 3 reais, portanto inverteu a fonte de financiamento e os municípios não irão aguentar.A constituição diz, que o município deve investir 15% de seu orçamento em Saúde, Jundiaí tem colocado cerca de 25%, quase dobrando o minimo exigido pela constituição Jundiaí tem feito a parte dela e mais um pouco, e o governo Federal não deixa regulamentar a emenda 29, que seria de total importância para a saúde do país.

E não teria uma maneira de "acelerar" isso com uma possível união dos municípios?
E já cansei de falar isso na tribuna, ja falei para secretários da saúde, que eles estão errados  em não fazerem um movimento de mostrar o que está acontecendo e infelizmente você não consegue fazer com que exista essa junção, portanto a saúde acaba sofrendo um pouco mais e isso que eu digo é a nível de brasil, não apenas em nossa região.O que nós podemos fazer é acelerar pedidos de remanejamento de verbas feito pelo Executivo para aprovar novos convênios e etc...e muitas vezes fazemos reunião de emergência por que sabemos que a saúde necessita disso.


Há dialogo entre o poder Legislativo e o Executivo?Com qual frequência?
Claro que temos, nós somos poderes independentes, temos autonomia é claro dentro das limitações legais e muitas coisas dependemos um do outro.Sempre trabalhamos pensando no bem comum da Cidade, por exemplo na terça feira próxima, votaremos a LDO(Lei de Diretrizes Orçamentárias) ou seja, esse  é um momento alto do primeiro semestre da Camara municipal onde votaremos a lei que dá a diretriz  para que seja feito o orçamento  para o ano de 2012 , nesse momento você acaba tendo dialogo entre os poderes, as vezes temos algumas audiências públicas onde contamos com a ajuda técnica de alguns secretários onde eles dão explicações sobre os projetos que estão sendo realizados e outros assuntos do tipo, temos também audiências publicas de prestação de contas que são realizadas aqui na camara  e temos também o dialogo politico pois existe oposição e situação dentro da casa onde a oposição cumpre o papel dela onde eu vejo que muitas vezes eles não são sistemáticos e sim propositivos, eu acho isso importante.


Como funciona as reuniões das comissões?Cada presidente é responsável em organizar tais encontros?
Na realidade é assim, estamos fazendo uma discussão para a gente revitalizar as nossas comissões por que atualmente nós nos reunirmos apenas quando tem um projeto a ser discutido, e segundo o regimento interno deveríamos nos reunirmos  no minimo uma vez por mês, mas quando não temos o que discutir, essas reuniões acabavam sendo canceladas. Porém, nós estamos mudando para que as comissões não passem a ser sistemáticas e permanentes, unicamente para dar parecer a projetos que estão tramitando na casa e sim que ela pode fazer uma interface com a sociedade, trazendo pessoas ligadas ao tema para debater conosco na camara , porém isso só entrará em vigor, provavelmente na próxima legislatura.

Como o senhor avalia a situação dos professores Jundiaienses.Sabemos que as escolas possuem uma boa infraestrutura, porém diversos professores não estão satisfeitos com os baixos salários pago pelo município e muitos estão deixando seus cargos e partindo para outras areas, qual a sua opinião sobre isso?
Veja bem, eu não sei se possuo uma capacidade técnica para lhe responder essa questão , mas vou tentar afinal eu acompanho a educação da Cidade pois gosto muito de todo o trabalho realizado aqui. A questão salarial, eu não sei mensurar, pois não sei com exatidão quanto ganha cada professor e as cargas efetivas de trabalho que eles realizam por que temos vários quesitos, entre carga horaria, capacitação entre outros, porém sou a favor de que os professores devem ganhar mais , afinal sem eles não existirão bons médicos, advogados enfim.

Como o senhor avalia sua administração?
As portas da camara estão sempre abertas, passamos informações no site da camara para quem quiser acompanhar, você encontrou alguma dificuldade em marcar esse encontro comigo aqui na camara?Realizamos no site algumas modificações a pedido da Ong Voto Consciente respeito de transparência, ou seja, tudo o que fazemos ou votamos, o povo tem conhecimento e eu julgo sim como transparente a administração da camara.

Como foi feito o calculo que aumentaria os salários dos vereadores, prefeito e secretários a partir da próxima legislatura em cerca de 62%? Existe a possibilidade de nova votação?
Esse calculo foi feito em cima de um salario que foi votado em 2007 pela ultima vez e de lá pra cá não houve reajuste. Esse salário seria a partir de 2013 e não teria reajuste até 2016 e lhe pergunto, em qual categoria fica 4 anos para receber um reajuste?A nossa base são os deputados estaduais onde segundo a constituição temos que ganhar uma porcentagem do que eles recebem.

E os senhores não poderiam seguir outros índices, como o do funcionalismo público ou dos metalúrgicos por exemplo? Pegando os valores anteriores, somando tudo e assim chegando ao aumento nos salários dos vereadores?
Podemos sim seguir outros índices,  e isso que eu vou sugerir quando retomarmos esse assunto, já que teremos que realizar nova votação sobre isso para a próxima legislatura e espero contar com sua presença nas próximas sessões e nos ajudar a definir quais são esses índices e mostrando para o povo como funciona esses cálculos.
________________________________________________________________________
Agradeço ao vereador Julião que me recebeu e respondeu minhas perguntas.
Espero que com estas eu possa esclarecer as duvidas de outras pessoas.
Até a próxima...



2 comentários:

  1. Vamos aguardar...Só achar que o professor deve ganhar mais não resolve nossa situação.... Muuuuita enrolação...
    Parabéns pelo texto Jones... E continuamos na lida...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. sem comentários... vago, vazio e lascivo como todo tucano. mas o que mais preocupou é ele não saber responder sobre a saúde e a educação.falou...enrolou e não disse nada. E é presidente da camara...afffffffff

    ResponderExcluir

Pesquisar matérias anteriores