terça-feira, 28 de junho de 2011

Bate papo com vereador Paulo Sergio Martins(PV)

Internet - Politica e Jovens
A conversa durou cerca de 20 minutos
Para começar o nosso Papo, eu pedi a opinião do vereador sobre as causas iniciadas na internet que partem para as ruas e qual a importância que isso tras para a politica Jovem. Segundo ele, é muito importante o uso das redes sociais para a divulgação do trabalho do vereador e da própria camara , faz com que a mobilização social principalmente entre os jovens que ultimamente tem mais acesso a rede, sirva de conscientização e também de participação. Inclusive no episodio do aumento de cadeiras e de salários do legislativo(onde o vereador foi um dos que votaram contra) ele destaca que o uso das redes sociais foi de suma importância para acontecer o que vimos naqueles dias, onde a população se uniu através da internet e promoveu aquela passeata contra tais aumentos. Paulo Sérgio também comentou sobre a Ong Voto Consciente que tem feito um excelente trabalho com Jovens Jundiaienses em relação a participação e ensinando melhor como funciona a politica, além de mostrar a importância do voto com diversas palestras em escolas e projetos benéficos para a Cidade como o CIDADONOS.

Segurança na Cidade
Na opinião do vereador que é delegado de profissão a prefeitura deve investir mais na Guarda Municipal abrindo novas vagas para os policiais, pois faltam pessoas para trabalhar.Suas idéias na campanha , eram todas voltadas para esse assunto e ele se diz insatisfeito com a atual guarda, porém concorda que ela está muito bem equipada, com várias viaturas e demais equipamentos, só falta recursos humanos.Comenta que eles estão com uma escala apertada, ainda mais com a diminuição dos salários que os Policiais tiveram, e volta a afirmar que eles devem olhar mais para a guarda municipal.

Gastos Públicos
Ele alega ser contra qualquer gasto abusivo por parte do Legislativo ou Executivo, e afirma que a camara devolve para a prefeitura cerca de 400 mil reais todos os meses, mas ele questiona por que esse dinheiro não é investido na própria camara para melhorar sua infraestrutura e acha que o executivo deveria ser melhor fiscalizado para mostrar onde esse dinheiro está sendo investido, pois segundo ele os vereadores tem fiscalizado bem as ações do executivo através de requerimento, mais ele acha que não deveria depender apenas dessa ferramenta pois as vezes acontecem "uso politico" e ele precisa fazer através de oficios e obtém as respostas necessárias, lembrando que transparência e participação cidadã é a chave de tudo se mostrando satisfeito com as respostas obtidas por parte do Executivo e mencionou que todo gasto publico pode ser visto por todos os cidadãos no Site da Prefeitura.

Seus principais projetos
Entre seus principais projetos, ele destaca o "voto aberto" que deu uma transparência muito grande para o Legislativo ,também tentou fazer com que o presidente da camara votasse nas sessões ,onde ele perdeu, mais garante que vai continuar tentando que isso seja possível, destaca também seu voto contra o aumento de cadeiras, onde com a ajuda da participação popular, ele e outros vereadores que também votaram contra conseguiram isso. Futuramente, ele me adiantou que está com um projeto que torne possível a realização das seções no período noturno, visando maior participação do povo em geral e lembrou que já existe um projeto arquivado do PT sobre isso e que existe um projeto atual que prevê uma sessão noturna e uma diurna porém na noturna só assuntos que não tenham muito interesse, que ele discorda e acha que deve ser tudo a noite, porém se for duas sessões, que sejam ambas a noite para que tenha maior participação popular.Também lembrou de diversos outros projetos em relação ao meio ambiente, ao idoso, solicitando que ele tenha isenção de ingressos em espetáculos públicos e voltou a lembrar do projeto de aumento de salários dos vereadores que previa aumento de 63% indo para 12 mil reais enquanto o aposentado recebe um salário minimo ...dentre outros projetos de autoria do vereador.

Esse foi o breve Papo com o Vereador Paulo Sergio Martins. Não consegui perguntar tudo o que queria por causa do tempo, porém novas oportunidades terei para isso!!


Obrigado e até a próxima que será com o Presidente da Camara, o vereador Julião!!
_________________________________________________________________________
OBS: Gostaria de aproveitar esse post, para fazer um breve comentário sobre o comportamento dos vereadores de Jundiaí segundo tenho percebido nas sessões. Eu não entendo por que eles dão tanta risada durante a sessão(Nem todos e sim alguns) e não param sentados em suas devidas cadeiras, ficam conversando o tempo todo e rindo, não estão nem aí para o companheiro que estão se pronunciando no momento. 
Fiquei sabendo que até RIFAS e Convites de eventos eles trocam em "OFF" durante a sessão. 
Além do acesso ilimitado a Internet o tempo todo e da falta de respeito com os demais. Eles entram e saem o tempo todo da Sala, e muitos vão embora muito antes de acabar a sessão. Acho que uma sessão ordinária ou extraordinária, é um assunto muito sério, e não vejo graça em momento algum, acho que eles deveriam nos contar as piadas que eles tanto contam para que o público possa rir um pouco também.
Lembrando novamente que não são todos, porém estarei mais presente nas sessões e se persistir esse "mimimi" eu vou publicar os nomes aqui no Blog.
Fuii....



Um comentário:

  1. Adorei Jones seu comentário.... Fiquei pregada a televisão assistindo tudo...Realmente um descaso.... Precisamos abrir nossos olhos..Eles estão fazendo isso na nossa frente..,cada discussão, que deveriam ter vergonha....
    Parabéns pela colocação e fica minha sugestão para os próximos vereadores entrevistados, você acrescentar a pergunta EDUCAÇÃO.... Muito importante e bastante esquecido...
    Um beijo
    Renata Longui

    28 de junho de 2011 19:37

    ResponderExcluir

Pesquisar matérias anteriores