segunda-feira, 15 de abril de 2013

Secretario vem a público explicar gastos excessivos com Coffee Break

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO E EM ESPECIAL AOS AMIGOS.

Hoje tive contato com uma polemica fabricada por alguns opositores da atual administração municipal, que certamente por motivos inconfessáveis insistem em distorcer a realidade. Com muito orgulho componho a atual administração municipal e sou consciente que devo satisfações a população, bem como aos 140000 cidadãos que elegeram o atual governo e também aos amigos que mantenho nesta pagina.
Denis Crupe- Sec. de Administração

Pois bem. O dia-a-dia da gestão municipal impõe inúmeras reuniões, seminários etc, nos quais participam a população e autoridades. A presente gestão vem organizando tais eventos de modo a alcançar sua efetividade, com o menor custo possível para os cofres públicos. No entanto, alguns casos impõem a necessidade de ser disponibilizado "coffee break".

Diante de tal necessidade, mas sempre visando a contenção de gastos, a atual gestão optou por efetivar uma Ata de Registros de Preços para a aquisição do referido serviço.

O Registro de Preços consiste no registro formal de preços para aquisições de materiais, produtos ou gêneros de consumo contínuo. Os procedimentos para o registro são iniciados com uma licitação para escolha dos fornecedores que, depois de homologada pela autoridade competente, é seguida pela assinatura da Ata de Registro de Preços, tendo como vantagens a agilidade e segurança na contratação, economia, redução do número de compras fracionadas, além da transparência do processo.

De ser destacado que para ser possível a utilização de tal procedimento - indicado pelo TCE - a administração precisa prever um mínimo e um máximo de utilização do produto a ser registrado no período de um ano, sendo certo que, para tanto, a atual gestão se baseou nos gastos efetivados no ano de 2012 pela ultima gestão, que adquiriu efetivamente 2.233 Kits de "coffee break", gastando um total de R$ 317.876,00.
Assim, utilizando essa referência, a atual gestão individualizou 3 Kits, que atendam o número de 10 pessoas, nos valores de R$ 160,00 R$ 167,00 e R$ 198,00, ou seja, R$ 16,00 R$ 16,70 e R$ 19,80 por pessoa, lembrando que não se trata de cafe da manha e sim de uma estrutura maior que inclui inclusive a entrega do produto.

De ser destacado que a Ata não obriga a aquisição e sim a referencia quando da necessidade.
Mas o que se deve ter em vista é a correta e austera utilização dessa Ata. E é isso que a atual administração vem fazendo, tanto que no primeiro trimestre de 2012 a gestão tucana gastou os absurdos r$ 81.620,00, enquanto o governo Pedro Bigardi, no primeiro trimestre de 2013 gastou r$ 1.440,00.

E essa política de austeridade vem sendo marca do prefeito Pedro Bigardi. Por exemplo, desde o seu primeiro dia de governo deixou de existir a pratica de carros e motoristas exclusivos e 24hs para secretários, pratica utilizada pelos tucanos, que chegaram ao ponto de buscar filhos na faculdade em Sao Paulo ou passar semanas na praia como foi noticiado pelos jornais em caso protagonizado pelo então secretario de desenvolvimento econômico. E o fim dessa pratica já refletiu em economia de 25% nos gastos com combustíveis e 55% em horas extras dos motoristas. E certamente gerará economia em manutenção de veículos que só pra exemplificar na gestão tucana foi na ordem de aproximadamente 1 milhão de reais na secretaria de serviços públicos, 350 mil na setransp e 400 mil da secretaria de saúde, no ano de 2012.

Quero deixar claro que o até aqui articulado não tem o objetivo de atacar a gestão tucana ou criar comparativos visando caça às bruxas, mas sim trazer a tona a verdade dos fatos.

Assim, prestadas as devidas explicações sobre os fatos, renovo meu compromisso pessoal e de todo governo Bigardi da adoção de boas praticas de gestão do dinheiro público, bem como fico a disposição de todos no 4º andar do Paço para demonstrar documentalmente o todo aqui afirmado.
Abraço a todos.

Denis Crupe é Secretario de Administração de Jundiaí.

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