terça-feira, 11 de junho de 2013

Cia. teatral Rick Kelly encerram atividades por falta de apoio do governo

Após 31 anos encantando gerações de crianças, e uma vida dedicada aos palcos, a Cia. teatral Rick Kelly anunciou nesta segunda-feira (10) que vai encerrar as atividades no mês que vem. "Estou tão abalado que não consigo falar", disse Maurilio de Cayres, o Rick, em entrevista por telefone para anunciar sua decisão de encerrar os trabalhos devido à falta de apoio e recursos, além de dívidas altas. "É uma decisão definitiva. Eu preciso pagar as dívidas", ressaltou Rick.

Em meio às lágrimas, Rick contou que há três anos a Cia. vem perdendo o espaço nos teatros de Jundiaí. "Faltam propostas da Prefeitura. Se realizarmos pelo menos uma apresentação por mês já nos ajudaria". Em 2013, a Cia. Rick Kelly realizou apenas três apresentações em Jundiaí, tendo apenas duas agendadas para o segundo semestre. Uma delas, a última que apresentará, está marcada para o dia 15 de julho, dentro do "Projeto Férias" realizado pela Prefeitura de Jundiaí.

Em anos anteriores, segundo Rick, o grupo chegou a se apresentar três vezes por mês, além de participar das conhecidas matinês da Sala Glória Rocha. Os custos de uma apresentação chegam a R$ 1 mil, segundo Rick, valor que pode passar de R$ 1,5 mil se o grupo se apresentar fora de Jundiaí. Na avaliação do ator, os espetáculos de São Paulo têm preferência para trabalhar e se apresentar na cidade. "Isso fecha espaço para gente".

Família - Formada pelos integrantes da família Cayres, com a finalização da cia, Rick ressaltou que cada um seguirá sua carreira. "Minha filha já está trabalhando no Circo Orfei, na Itália e meu filho, que é músico, realizará os seus ´freelances´". Já Rick tem um convite de uma Cia. de São Paulo para trabalhar como ator.

Nesses 31 anos de trabalho, ficam na memória do público as diversas peças que foram sucessos com a atuação da Rick Kelly, como "Emília a Boneca Gente", "Os Três Porquinhos´, "Chapeuzinho Vermelho" e "O Alto da Barca do Inferno". "Agradeço ao apoio de todos, mas não temos condições de continuar, as contas estão altas. A Cia. poderá voltar em breve, se tivermos recursos. O nosso público é fiel", lamentou Rick.

Apoio - Surpreso com o anúncio da tradicional companhia teatral, o secretário de Cultura, Tércio Marinho, diz que o grupo tem grande importância cultural na cidade, com nome consagrado e público fiel. "O grupo teve ampla participação em todos os grandes eventos da cidade, além de apoio para a realização dos espetáculos", avalia.

De acordo com a secretaria, no primeiro semestre deste ano a Cia. Rick Kelly realizou apresentações na Festa da Uva, no Teatro Polytheama, no tradicional evento de Malhação de Judas (na Vila Rio Branco) e também na Virada Cultural Paulista. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a Diretoria de Cultura informa ainda que tem procurado estreitar os laços com toda a classe artística, pois a cidade tem hoje grande produção cultural e de ótima qualidade em todos os segmentos.

Fonte: Jornal de Jundiaí - ANDRÉ SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar matérias anteriores