quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Genoino pode tomar posse como deputado na próxima semana

Ele entra na vaga de Carlinhos Almeida (PT-SP), que assume prefeitura
BRASÍLIA - A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara recebeu nesta quinta-feira o pedido de renúncia do deputado Carlinhos Almeida (PT-SP), o que abre espaço para que o ex-presidente nacional do PT e réu condenado no julgamento do mensalão José Genoino tome posse como parlamentar. Segundo informações da Câmara, o documento pede a desincompatibilização de Almeida do mandato a partir do dia 1º de janeiro, quando assume como prefeito de São José dos Campos (SP). Com isso, se o ex-presidente do PT quiser ocupar uma cadeira na Câmara, ele poderá assumir como deputado já na próxima semana.

Genoino foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por formação de quadrilha e corrupção ativa no julgamento do mensalão e sua pena soma seis anos e 11 meses de prisão, além de multa no valor R$ 468 mil. Ele é o primeiro da lista para assumir um posto na coligação formada nas eleições de 2010, segundo dados levantados pela Câmara. O ex-presidente do PT é o segundo suplente da coligação, mas o primeiro, Vanderlei Siraque (PT-SP), assumiu como deputado federal na vaga deixada por Aldo Rebelo, atual ministro do Esporte.

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), vem defendendo que Genoino tem o direito de assumir o posto mesmo após o STF ter determinado a perda dos diretos políticos dos condenados no julgamento do mensalão. Para Maia, as decisões da Corte só valem após o processo ter sido transitado em julgado.

Fonte: Jornal o Globo

Gerson Sartori (PT) deve assumir a presidência da Câmara

Segundo reportagem do Jornal de Jundiaí Regional, o vereador eleito Gerson Sartori (PT) deve ser escolhido como o novo presidente da Câmara no próximo dia 1º.

Segundo ele, com exceção dos três vereadores do PSDB, todos os parlamentares já confirmaram o apoio. Ele nega que tenha havido troca de cargos pelo apoio à candidatura. "Estou trabalhando com muito diálogo. Não existe isso de troca de favor. Inclusive, o prefeito eleito já definiu seu secretariado."

Apesar de ter saldo positivo nas conversas, Sartori ainda desconversa sobre o cargo. "Ninguém senta na cadeira antes da escolha. Prefiro ainda não comemorar, mas acredito na palavra das pessoas. Posso dizer que está praticamente certo."

Entre os apoiadores estão: 
Paulo Sérgio Martins, do PPS; Leandro Palmarini e Dirlei Gonçalves, do PV; Antônio de Pádua Pacheco, do PSB; Marcelo Gastaldo e Valdeci Delano, ambos do PTB; José Adair e Rogério Ricardo da Silva, do PHS; Marcio Cabeleireiro (PR), José Dias, do PDT; Antônio Carlos Pereira Neto, o Doca, e Roberto Conde, da coligação PP/PRB. Além desses, são votos certos dos "companheiros" Marilena Negro e Paulo Malerba, do PT; e Rafael Purgato (PCdoB).

Bom nome - Para o prefeito eleito Pedro Bigardi, Gerson é um bom nome. "É bom estar esperançoso, mas é preciso aguardar até a última hora. O importante é que ele é preparado e tem experiência." Pedro frisa que não está interferindo nas negociações. "Tenho conversado raramente com os parlamentares. Estou deixando tudo nas mãos do Gerson."

Indecisos? - Apesar de Gerson Sartori afirmar que o PV já sinalizou apoio, o presidente do partido Eduardo Palhares nega que exista decisão formada. "Estamos negociando." A mesma resposta vem de José Dias, Márcio Cabeleireiro, Marcelo Gastaldo, Valdeci Delano, Roberto Conde e Antônio Pádua Pacheco. O presidente do PP Edilson Crispim foi procurado pela reportagem do JJ Regional e não foi localizado.


PSDB - Pelo PSDB, Gustavo Martinelli e José Galvão Braga Campos, o Tico, já manifestaram interesse no posto. O presidente tucano, José Antônio Parimoschi, afirma que fará reunião para definir o nome do candidato tucano à presidência da casa. Entretanto, além de Martinelli e Tico, o PSDB terá apenas um aliado: o também vereador tucano Rafael Antonucci.

Por LUANA DIAS - JJ

Pesquisar matérias anteriores