domingo, 26 de agosto de 2012

Entrevista do Luiz Fernando ao Jornal de Jundiaí - Completa.

Saúde e segurança são prioridade de Luiz Fernando

Gurda municipal nos bairros
Inserção da Guarda Municipal nos bairros, com atendimento de unidades fixas e móveis, é a proposta prioritária do deputado federal e candidato a prefeito de Jundiaí pelo PSDB, Luiz Fernando Machado, 34 anos, entrevistado de hoje da série do JJ Regional. Formado em Direito, ele iniciou a carreira política pela Câmara, onde foi vereador por quatro anos e ocupou a presidência da Casa.

Foi eleito vice-prefeito em 2008, mas dois anos depois assumiu uma cadeira na Câmara Federal. Segurança pública e saúde são as duas prioridades do candidato, que pretende não apenas descentralizar os serviços prestados nas duas áreas, mas equipar os bairros para que a população seja atendida no local. Com a máxima de que "para problemas complexos não existem soluções simples", o candidato desenvolveu propostas para todas as áreas, mas não fechou seu Plano de Governo.

"Ele não pode ser uma peça de ficção. Tem de ser uma peça de execução". Criar bases móveis da GM, a exemplo dos veículos que funcionam como bases comunitárias da Polícia Militar, é uma das ideias. "Essa base móvel poderia atuar nos bairros e em grandes eventos, como Festa Italiana, na Colônia, festa dos bairros Toca, Roseira e Caxambu, que precisam de acompanhamento.

A pessoa que está com intenção de cometer ato infracional não vai para o local onde está a base fixa, mas e o restante do bairro? Com a base móvel, é possível circular". Ampliar o monitoramento eletrônico é outro investimento que Luiz Fernando planeja para a segurança. "Hoje temos 65 câmeras. Até o final da atual gestão, teremos 83 de monitoramento, e mais 95 com o sistema OCR, de leitura de placas.

Nossa ideia é ter um cinturão de monitoramento eletrônico: todas as entradas e saídas fiscalizadas pelo OCR e os corredores centrais, pelo monitoramento eletrônico". A reedição do projeto Centro Vivo, que visa fortalecer o comércio central, é outra proposta do candidato, que diz ter grandes preocupações com o comércio de rua, por conta da instalação de novos shoppings.

"Monitoramento eletrônico no Centro e principais corredores, como ruas Pirapora e do Retiro, além de uma verdadeira brigada da Guarda Municipal, vão garantir segurança.

Atendimento 24h nos bairros

Colocar, em cinco regiões da cidade, Pronto Atendimentos 24 horas funcionando com mais serviços, é uma das propostas prioritárias do candidato tucano. "O conceito é de 'Poupatempo da Saúde'. Isso consiste na possibilidade de bairros como, por exemplo, o Santa Gertrudes e o Eloy Chaves, terem os PAs funcionando com serviços como a coleta e a entrega de exames, oportunidades que hoje só são encontradas no hospital", explica.

Luiz Fernando diz que a rede de saúde é pensada como um todo. "Se posso prestar serviços nas unidades 24 horas nos bairros, deixo de encaminhar tantas pessoas ao São Vicente. Hoje a procura lá é tanto por pessoas de alta complexidade, como infarto, quanto por baixa complexidade, como uma rinite. Problemas mais simples poderão ser resolvidos nessas unidades de bairro, diminuindo a quantidade de pessoas que procuram o hospital".

Paralelamente, Luiz Fernando propõe, emergencialmente, destinar um espaço dentro do Hospital São Vicente, para ampliar uma ala e suprir a demanda, até que o Hospital Regional seja inaugurado, em 2014.

Continuidade das obras e ciclovias
"O prosseguimento das obras que já estão iniciadas é nossa proposta porque há várias vias importantes em andamento", destaca Luiz Fernando a respeito da mobilidade urbana. Ele cita como exemplo as obras do entorno do Parque Guapeva, as mudanças na região da Ponte São João, que ligarão a avenida União dos Ferroviários com a avenida dos Imigrantes, e a continuidade da União dos Ferroviários até as proximidades da divisa com Várzea Paulista.   
Ciclovias já existentes no Jardim Botânico
Outra grande obra proposta é fazer as alças da 9 de Julho, sobrepondo a rodovia Anhanguera, e depois disso reformular o trevo de entrada da avenida Jundiaí. "Não podemos fazer uma obra sem ter a outra. Já conversei com o governador Geraldo Alckmin e a intenção é que no próximo mandato conseguiremos entregar as duas". Um amplo plano cicloviário é outra proposta. São, segundo Luiz Fernando, dois contextos: um do esporte e lazer e outro do uso da bicicleta para se deslocar para o trabalho.   

"Já temos ciclovia típica de lazer, que sai da Luiz Latorre, passa pelo Botânico e chega ao Parque da Cidade. A outra depende, primeiro, de uma mudança cultural das empresas, que precisarão ter vestiários com chuveiros - e dos motoristas, que precisarão passar por uma campanha de conscientização para respeitar o ciclista". A proposta é criar ciclofaixas na 9 de Julho, por exemplo, e ter um bicicletário em cada terminal.

Período integral e planetário

"Hoje as crianças não aprendem só na escola. Aprendem na internet, viajando, e envolvidas em atividades culturais. A escola em tempo integral dá essa oportunidade às crianças de famílias mais simples". Assim, Luiz Fernando justifica sua intenção de dobrar o número de escolas em tempo integral na cidade. "Não poderia prometer a implantação em 100% das nossas 80 escolas porque não conseguiria cumprir, mas dobrar é possível e viável", garantiu. 
Escola Jundiaiense já em período integral e meta é dobrar afirma Luiz Fernando
O candidato frisa que sua prioridade na área da educação é continuar investindo na formação do professor para que os 31.249 alunos da rede municipal tenham acesso à boa formação. "Nós temos a responsabilidade de cuidar de nossas crianças, desde a merenda até a qualidade da educação. Quero frisar que nada substitui o bom professor.

Em 2009, a média do Ideb para as escolas de Jundiaí era de 5,8 e hoje é de 6,3, projeção que havia para 2015". Outros dois projetos de impacto são a implantação de um planetário no Parque da Uva e um Museu da Ciência no Complexo Fepasa, em parceria com a USP ou Fatec. "É um repertório maior no aprendizado. E já sabemos que os custos são possíveis".

Fiscalização e visitas à Serra
Criar um programa de visitas monitoradas à Serra do Japi e ampliar os portais que existem na região sul (Santa Clara), com a implantação de duas bases de controle de acesso, a ser realizado pela divisão florestal da Guarda Municipal, a partir do ano que vem, são os principais projetos de Luiz Fernando Machado.

"A proposta é também fazer um convênio com o Instituto Amazon, que faz todo o monitoramento da Floresta Amazônica, para que seja feito o mesmo trabalho aqui na Serra do Japi. E esse monitoramento deverá ser disponibilizado para o cidadão, através de um link na internet para que todo mundo possa saber aonde e o que está acontecendo na Serra em tempo real".

Jipes Marruá, meta é ampliar esses veículos  para uma fiscalização melhor da Serra
Luiz Fernando destaca que a pretensão é ampliar a fiscalização existente, que já ganhou reforço com a chegada dos três jipes Marruá. Atualmente, segundo ele, a Guarda Municipal tem 72 veículos, sendo 12 motocicletas e os três jipes. "Queremos ampliar o número de motocicletas e o número de jipes para uma fiscalização melhor."
Sobre a legislação, o candidato frisa que a legislação atual já é bem restritiva, mas o que falta é dar corpo à fiscalização para que a lei seja cumprida. "O que garante a preservação não é criar novas leis, é garantir, através de fiscalização, que a lei atual, que é bem complexa e restritiva, seja respeitada".

O entrevistado do próximo domingo (2 de setembro) da série do JJ Regional será o candidato comunista Pedro Bigardi (PCdoB).

Textos: Jornal de Jundiaí
Fotos: Arquivo site da Prefeitura

Pesquisar matérias anteriores