terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Atenção artistas Jundiaienses- Virada Cultural Paulista está com inscrições abertas

Ao todo, 24 horas de música, dança, teatro e artes em geral: esta é a programação da Virada Cultural Paulista, que será realizada nos dias 19 e 20 de maio de 2012 nas cidades do interior do Estado de São Paulo. Os artistas regionais também podem participar, para isso precisam fazer a inscrição no evento, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.
Os interessados devem preencher o formulário online. As inscrições podem ser feitas até o dia 6, próxima sexta-feira, pelo site www.cultura.sp.gov.br .
Não serão aceitas inscrições por e-mail, nem materiais entregues direto nas secretarias de Cultura. As inscrições serão analisadas e, se necessário, a equipe responsável pelo projeto entrará em contato com o produtor (a) do grupo para solicitar mais informações.
Numa segunda etapa, a equipe responsável pela Virada Cultural Paulista entrará em contato apenas com os grupos selecionados.
Fonte: PMJ

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Entrevista com o Prefeito Miguel Haddad.

Um balanço de prestação de contas de 2011 e as perspectivas e projetos para 2012.Foram abordados assuntos como saúde, segurança, educação e Juventude.
>Prefeito, olhando para a cidade de Jundiaí, qual o seu sonho?
Miguel: Meu sonho é fazer com que Jundiaí não tenha ninguém vivendo em favelas, que as pessoas tenham a chave e a escritura de suas casas e condições dignas de moradia. Conseguimos, com planejamento e investimentos continuados, levar água e esgoto para toda a cidade, e estamos fazendo o mesmo com o Programa de Erradicação de Submoradias, investindo em habitação de interesse social. E parte deste sonho será realizado em breve, com a entrega dos 600 apartamentos no Jardim Tamoio para os moradores dos subnúcleos do Hospital Psiquiátrico e Baixada Paraná; e as obras de urbanização do São Camilo, que, em parceria com o Governo Federal, também serão iniciadas. Significa tratar com respeito quem mora aqui. Todos merecem ter a oportunidade de ter um emprego, uma casa, boa educação para os filhos.
>Além da habitação, quais são as outras prioridades para 2012?
Miguel: A administração tem muitos projetos em andamento, e vou destacar alguns deles. Na área de transporte, estamos concluindo os estudos – em parceria com o Governo do Estado – para implantação do VLT, uma espécie de metrô leve de superfície, que será integrado ao sistema de ônibus (Situ), e, também, à ferrovia. Esse é um projeto de longo prazo, mas que vai propiciar uma solução para os problemas que enfrentamos atualmente. Acredito que, apesar do incentivo do Governo Federal ao transporte individual, a solução para a mobilidade urbana é investir no transporte público de qualidade. Somente quando as pessoas tiverem a certeza de que chegarão ao trabalho, à escola e aos seus compromissos no horário certo, é que poderemos pedir para que deixem o carro na garagem. Hoje, toda a frota de ônibus é monitorada com GPS e informamos o usuário o horário da linha pelo celular; implantamos o Ganha Tempo, que é a integração fora dos terminais, e as linhas expressas, para agilizar o tempo do usuário.
A saúde também avançou, e é a área que recebe a maior fatia do orçamento municipal, em razão da diminuição dos repasses do SUS (Governo Federal). Mantemos dois hospitais – o São Vicente e o HU, que atendem gratuitamente toda a população de Jundiaí e da região. Entregaremos no próximo ano mais cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) para melhorar o atendimento básico nos bairros. A população já pode agendar suas consultas nas UBS pelo telefone, o que agiliza o atendimento. Quero ver o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) funcionando e as obras de reforma do Hospital Regional começarem. Esses dois equipamentos serão integrados ao sistema e vão servir para diminuir a fila de exames e cirurgias eletivas.
Na educação, a meta é avançar na qualidade do ensino oferecido, alfabetizando todas as crianças até oito anos de idade. Entregaremos mais cinco escolas em tempo integral em 2012. Educação de qualidade é essencial ao desenvolvimento.

>Você não mencionou a segurança. O que está programado para essa área?
Miguel: Bem lembrado. Estamos trabalhando num plano municipal de segurança, que vai integrar o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal, polícias Militar e Civil e outros órgãos de segurança e defesa social. São investimentos que serão feitos em inteligência e monitoramento por meio de sistemas de vigilância eletrônicos, cobrindo toda a cidade. Além disso, o plano prevê a integração das ações e programas sociais que são desenvolvidos com moradores de rua, viciados em drogas, entre outros, para otimizar os resultados.
>Você fala sempre na “cidade do futuro”. Afinal, como é essa cidade?
Miguel: Jundiaí é uma boa cidade, mas estamos de olho no futuro. A cidade deve ser planejada e construída por todos. Ela tem que ter parques, muito verde, áreas de lazer, cultura nos bairros, ciclovias, vizinhos que se conhecem, com ensino de ponta, saúde de qualidade, e boas condições de mobilidade urbana. A tecnologia será integrada à construção dessa cidade do futuro. A implantação de um Parque Tecnológico, que será referência na geração de conhecimento, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, é uma das metas. Além disso, temos que cuidar da preservação da Serra do Japi, das áreas de mananciais, achar alternativas para o uso racional dos recursos energéticos, pensando na sustentabilidade. E precisamos criar condições para manter o agricultor no campo, com as mesmas condições e oportunidades que têm na cidade. É tudo isso que estamos debatendo na revisão do Plano Diretor.
>Teremos uma universidade no parque?
Miguel: Essa é a proposta. Trabalhamos para viabilizar essa demanda, pensando nos nossos jovens e nas gerações futuras.
>Jundiaí é uma das economias mais pujantes do país. Seremos mesmo a “capital do tablet”?
Miguel: Nossos indicadores comprovam que a economia da cidade é competitiva e vem crescendo de forma sustentada ao longo dos últimos anos e gerando empregos formais em boa escala. Dentre os diversos ramos da indústria, o segmento de empresas de tecnologia vem se destacando. São grandes empresas do setor que se instalaram na cidade como a Foxconn, Itautec, AOC Envision, Compac e Arima e são líderes em suas áreas de atuação. Agora, com a chegada de mais uma unidade da Foxconn, que vai produzir os tablets da Apple, e do anúncio da Itautec, que também irá produzir esses equipamentos, Jundiaí é forte candidata ao título de “capital do tablet”. Uma pesquisa recente mostrou que temos, na cidade, nove das 100 marcas mais valiosas do mundo (ex: Coca-Cola, Apple, HP, etc)
>Você fala com orgulho dividido entre viver, servir e morar em Jundiaí?
Miguel: É um sentimento muito forte. Sinto muito orgulho de ser jundiaiense, de servir à cidade. Sou da Ponte São João, casei em Jundiaí, minhas filhas nasceram aqui, assisti a todo esse desenvolvimento. Tenho amor pela cidade que dá oportunidade para as pessoas buscarem sua felicidade.
>Para concluir, o que podemos esperar do PSDB para o próximo ano?
Miguel: O PSDB é um partido que trabalha com planejamento e com metas. E sabe como enfrentar desafios. Vamos cumprir os compromissos assumidos com a população e entregar os projetos que foram iniciados no governo, para garantir a continuidade do progresso ordenado da cidade, sem inchaço, e com qualidade de vida para as pessoas, melhor do que ontem, em direção ao futuro.
Fonte: Portal PSDB Jundiaí com apoio do Blog Jovem Jundiaiense.

Pesquisar matérias anteriores