quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Manifestação estudantil em Jundiaí.

Caminhão da CUT liderava a marcha dos estudantes
Entendam o caso: Ontem de manhã(02), centenas de estudantes do ensino médio, deixaram suas salas de aula, à convite de membros da CUT(presidida pelo PT) e UNE(presidida pelo PC do B) para protestar por uma universidade publica na cidade. O que será feito por hora, segundo o governo municipal, será um curso da USP com cerca de 40 vagas, e claramente não seria suficiente para os diversos estudantes de nossa cidade. A chegada do curso da USP(com apenas 40 vagas), revoltou os manifestantes e eles foram para as ruas, gritaram palavras de ordem e disseram vários palavrões contra o governo e a cidade(o que somos contra independente o governo ou situação). Veja a matéria do bom dia sobre o caso clicando aqui.

Na Fan Page do Blog, diversos estudantes entraram em contato conosco pedindo um direito de resposta, segundo eles a imprensa da cidade está distorcendo as informações, e claro, este espaço sendo democrático e de todos, abrimos para dois comentários dos cidadãos João Guilherme Furlan CiriloRafael G Vasques
_________________________________________________________________________________
Segue a mensagem do João na integra:

Cara, pela última vez: NINGUÉM DISSE QUE NÃO QUEREMOS A USP EM JUNDIAÍ! Nós só queremos que a verdade seja dita: Não precisamos de 40 vagas por um curso que (pasme) já existe na FATEC! Precisamos de uma faculdade de verdade, com uma estrutura que possa suportar a enorme demanda que a cidade de jundiaí tem de alunos em fase pré-vestibular!

Se você quer falar do que nós fomos reivindicar, faça ele da forma correta, perguntando para as pessoas que estavam lá e não seguindo fontes que COM CERTEZA estão relacionados com partidos contrários.

E vou te falar mais uma coisa: tivemos uma ''promessa'' de que esta passeata era algo totalmente APARTIDÁRIO. Eu não votaria/voto em PT nem coligados, mas estava lá protestando contra a administração atual porque eu acho uma vergonha você falar que vai trazer uma estrutura enorme e conseguir apenas 40 vagas de um curso que, sinceramente, jundiaí não precisa.

E apesar de ter consciência de que o nosso excelentíssimo prefeito Miguel Haddad não vai ler isso aqui, deixo um apelo: Cedendo uma entrevista tão porcamente esculhambada como a que o senhor fez com o Jornal da Cidade não vai conseguir angariar os votos que você tanto procura para o candidato a prefeito pelo PSDB Luiz Fernando.

Se VOCÊ se sentiu ofendido achando que os jovens tomaram uma atitude ignorante, imagine nós, que fomos totalmente manipulados por uma mídia puxa-saco e estamos sendo taxados de baderneiros fora dos limites. Que adolescente não quer que a USP venha para esta cidade? Qual adolescente não quer bater no peito e falar ''Minha cidade tem USP, uma universidade muito respeitada!''?

Qual seria os nossos argumentos para que ela não viesse? ''O trânsito vai piorar!''?
Que seja! Porque construir shopping na nove de julho, onde já é um verdadeiro caos andar não tem problema, agora, ouvir os adolescentes que pedem somente que você fale a verdade, é impossível pelo jeito.

Você me envergonha. Manipulou as mentes fracas achando que foi você quem acabou com os projetos na serra do Japi quando na verdade foi você quem começou.

Me procure, me processe, me repreenda. Mas tente, TENTE entender que essas coisas ditas pela mídia ou por qualquer outra pessoa de fora da passeata é falsa e totalmente distorcida.
_________________________________________________________________________________

Segue a mensagem do Rafael na integra:

Querido dono(a) da página "Blog Jovem Jundiaiense".

Suas últimas publicações estão completamente distorcidas à realidade. Me parece que o senhor(a) não se informou direito sobre a manifestação estudantil do dia 02/10. Antes de postar algo para as pessoas, por favor, se informe direito para não falar asneiras. E se quer ganhar popularidade da sua página, este não é o melhor jeito.
Em relação ao protesto, venho lhe esclarecer a nossa reivindicação:

- A carta de compromisso assinada pelo candidato a prefeito Luiz Fernando com a USP, dizia somente sobre 40 vagas do curso de Engenharia da Computação no complexo FEPASA. O candidato realizou a propaganda disso, dizendo que traria uma universidade pública (USP) para cá, quando na verdade, abrir somente 40 vagas de somente um único curso, não é "vinda de uma universidade pública", e sim uma extensão pequena e sem significância maior se contar pelo fato de Jundiaí ser uma cidade de porte grande;

- Em 2011, o governo federal iria construir uma Universidade Federal, bastando o governo do município doar o terreno. Mas sabe o que aconteceu? O governo da cidade não deu o terreno, e sequer se importou com isso.

- A Assembléia Legislativa vetou 2 VEZES a vinda de um campus da UNESP para Jundiaí.

Conforme dito, o senhor(a) pode ver que nossa reivindicação era sobre o fato da prefeitura não ter apoiado a vinda de uma universidade pública para Jundiaí, e somente agora na época de eleições, trazer miseras 40 vagas no complexo FEPASA. Creio que isso seja inaceitável, e a propaganda de uma universidade pública em Jundiaí pelo candidato Luiz Fernando foi completamente escassa de informações importantes. Queremos uma universidade pública de verdade, e não apenas algumas poucas vagas de um único curso;
..Sobre as ofensas: Em relação as ofensas, não nego que houve, afinal, estamos cansados de ser enganados, e o prefeito e seu candidato querer tirar vantagem fazendo marketing falso. Mas contando que o protesto durou 2 horas, totalizando todas as vezes que ofendemos, não durou nem 10 minutos, tivemos 1h e 50min de protesto limpo e democrático.

..Sobre os partidos: Nossa manifestação foi apartidária, ou seja, não houve apoio a nenhum outro partido, houve representantes de outros partidos, e alguns deles até falaram no carro de som, mas falaram pois deixamos eles se expressarem, mas em nenhum momento, confirmamos apoio aos seus respectivos partidos. E nem agora, apoiamos eles.

Para confirmar tudo o que houve, tenho esse link do Jornal de Jundiaí, simplesmente o mais renomado jornal da cidade:http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&Int_ID=187264 .. Nele, você encontra a realidade do que aconteceu.
..
Esperamos que o senhor(a) fique ciente do ocorrido, e possa publicar em seu blog a realidade do que aconteceu, e não apenas o que foi postado, senão serei obrigado a pensar que vossa mercê é a favor de um partido e está fazendo propaganda dele.

Autorizo expressamente o uso integro dessa mensagem, mas somente se todo o conteúdo for postado, e não partes dele.

Obrigado, Rafael.
_________________________________________________________________________________
A direção do Blog agradece o contato de ambos, e apesar do evento ser partidário(sem a ciência dos estudantes), esperamos retorno dos governantes sobre este importante tema.

Um comentário:

  1. Como pode 2 estudantes de esquerda distorcendo todo o fato reinvidicando faculdade e culpando nosso prefeito ! Todos sabem que foi a própria Cut e o PT quem fez isso tudo, saiu no jornal amigos !!!Não tem como vir uma USP do tamanho de São Paulo, Unicamp ou mesmo a de São Carlos completinha como voçes querem bando de esquerdistas! A de São Carlos mesmo começou com os mesmos 40 alunos somente, e hoje é uma das maiores faculdades do País, mesmo estando numa cidade bem inferior a Jundiaí !Devem ser adolescentes ainda e não viram o progresso da cidade com o Psdb. Esqueceram que o Bigardi não prometeu nenhuma faculdade! Ele somente pode tentar fazer o que o Cláudio Miranda prometeu, fazer parcerias com faculdades pagas da cidade, e utiliza-las como públicas, o que não é a mesma coisa! Essa faculdade não vai sair na mão do PC do B nunca, todo mundo sabe que esse movimento de estudantes, foi armada contra o Haddad e o Luis Fernando !!!!!!!!

    ResponderExcluir

Pesquisar matérias anteriores