domingo, 2 de setembro de 2012

IBOPE: Luiz Fernando lidera pesquisas com 39% das intenções de voto.

Ibope realizou pesquisa entre 25 e 29 de agosto com 602 entrevistados, e deve fazer mostra no final da campanha eleitoral; No momento o candidato tucano está a frente dos demais com 39% das intenções de voto. Logo atrás vem o candidato comunista Pedro Bigardi com 29%, Claudio Miranda com 5% e Ibis ao lado de B.A empatam em 1%. Os entrevistados que declaram intenção de votar branco ou nulo representam 9% do eleitorado, enquanto 16% dos eleitores estão indecisos e preferiram não opinar.
A pesquisa completa foi divulgada no Jornal de Jundiaí de hoje(02/09).
__________________________________________________________________________________

Comentário de João Carlos Figueiredo.
Como seria de se esperar, a publicação da pesquisa mexeria com as partes. Quem estivesse na frente comemoraria e ficaria mais entusiasmado. 

Quem estivesse atrás, teria que explicar primeiro para si mesmo, e depois para os demais eleitores. Como isto demanda um tempo de entendimento, é mais fácil desqualificar a pesquisa, em um primeiro momento, para depois tentar reverter o quadro. 

Olhando os gráficos da pesquisa, especialmente o de aprovação dos governos federal, estadual e municipal, dá para entender o resultado de hoje. Isto explica e extrema exposição do MH ao lado do LFM desde os primeiros dias da campanha. Na cidade há uma aprovação do prefeito bem acima da presidente e do governador. 

Como estes últimos são antagonistas, se anulam, pela pequena diferença de aprovação. Será uma eleição muito disputada, mas se mostra muito difícil para a oposição. Talvez, por estar preparada para o embate com o MH, fazendo isto há 2 anos, ficou um tanto perdida com a entrada do LFM. 
O quadro não é definitivo, mas mostra uma tendência.

Os 5 prefeituraveis de Jundiaí. Luiz Fernando Lidera a primeira pesquisa Ibope divulgada hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar matérias anteriores