terça-feira, 21 de agosto de 2012

Resumo da entrevista de Luiz Fernando Machado na rádio Difusora.

Luiz Fernando Machado

Desde segunda (20), a Rádio Difusora está realizando uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito, ontem foi a vez de Ibis Cruz - leia o resumo da entrevista aqui  - e hoje foi a vez de Luiz Fernando conversar com Adilson Freddo. 

Luiz começou falando sobre importância na continuidade e disse que fará o possível para corrigir os principais problemas da cidade, além de continuar realizando os avanços característicos do governo PSDB.

A primeira pergunta foi sobre deixar o cargo de deputado federal para cumprir o mandato de prefeito. Luiz foi enfático e disse que os seus dois anos em Brasília serviram como bagagem, é muito bem relacionado na Câmara Federal e tem um ótimo relacionamento com o governador Geraldo Alckmin. Disse ainda que o prefeito Miguel Haddad o convidou para assumir esta responsabilidade e prontamente aceitou o convite, Miguel pediu a ele para corrigir os problemas, dar continuidade no trabalho e fazer Jundiaí crescer ainda mais. 

Mobilidade Urbana
Caso eleito Luiz disse que vai continuar se preocupando com a mobilidade urbana. Sua responsabilidade é com os investimentos na malha viária. Ele afirmou que várias obras estão sendo realizado na Cidade, como a desapropriação da Duratex, túnel da Ponte São João (que é um ponto crítico para o transito Jundiaiense) entre outras.

Disse também que para problemas complexos não existem soluções simples, não sendo possível rasgar avenidas, deslocar as pessoas, ressaltou que foram feitos muitos investimentos, como o parque Guapeva, onde irá melhorar as condições do transito na região do Vianelo/ Vila Arens, e entende que os investimentos são necessários e serão realizados.

Lembrou ainda que tem pessoas prometendo muitas coisas e que elas sabem que não vão conseguir fazer. Luiz voltou a dizer que nossa cidade é antiga e que é muito difícil falar mal de Jundiaí, mas algumas pessoas insistem em tentar. “Temos que ter critério para fazer promessas. Muito do que estão prometendo por aí é impossível de fazer numa cidade como a nossa”, disse o candidato.
  
Hospital Regional
Luiz contou que estava ontem à noite conversando com o secretário da Casa Civil do Governo do Estado e que estão esperançosos com a chegada do novo Hospital. Serão criados 138 leitos do SUS, 18 leitos de UTI e estará pronto entre 2013/2014. Isso promete desafogar o Hospital São Vicente, que sofre com a superlotação, pois não atende apenas pessoas de Jundiaí, mas quase um milhão de pacientes de toda a região. 

“Mas o governo federal não manda verba para que atendam a todos da região?” Indagou o entrevistador.

As verbas são insuficientes disse Luiz. Para se ter ideia, em 1999, o governo federal bancava 70% do Hospital São Vicente e o município entrava com apenas 30%. Hoje, a lógica se inverteu,  70% é o município que banca e o governo Federal repassa apenas 30%. O município investe na saúde 24,3% de seu orçamento, o SUS não corrige a sua tabela há 17 anos e este é um problema muito complexo, pois não podemos pensar apenas nos pacientes, mas também nos funcionários que lá estão (médicos, enfermeiros e todas as equipes). Mesmo com todas as dificuldades, estamos conseguindo fazer um bom atendimento no Hospital São Vicente, apesar da lotação.

Finalizando o assunto saúde, Luiz lembrou que  Ary Fossen foi um dos percursores deste projeto e, em sua opinião, merece uma homenagem, acha justo o novo hospital levar o seu nome, ele que lutou muito para que este projeto fosse realizado.

Paulista F.C.
Questionado sobre o Paulista e sobre a delicada situação em que se encontra, Luiz disse que ele (clube) necessita sim de ajuda, mas de empresas privadas. 

Como prefeito, é possível levar ajuda através do Fundo Municipal de Esportes, mas temos que priorizar as crianças que precisam de vagas em creches, cuidar das pessoas que precisam de acesso à saúde, precisamos reurbanizar o Jardim São Camilo, a Àrea Verde do Santa Gertrudes. Mas podemos fomentar a iniciativa privada SIM, porém recursos públicos devem ser usados primeiro para as pessoas que mais precisam.“

Amanhã será a vez de Pedro Bigardi(PC do B), na sequencia Dr.Claudio Miranda(PMDB) e finalizando na sexta Vanderlei Victorino(PSOL).

Um comentário:

  1. Este é o meu candidato. Favorito nas pesquisas e rumo a vitoria.

    ResponderExcluir

Pesquisar matérias anteriores