terça-feira, 3 de julho de 2012

Debates no Facebook, um comentário que merece ser curtido.

Após algumas postagem no Facebook por esses dias, como de costume estávamos debatendo assuntos relevantes para o bem estar da Cidade, e o assunto levantado dessa vez foram Ciclovias, diversas opiniões, algumas divergentes é claro e uma delas me chamou a atenção. 
Um grande comentário, coerente, inteligente e bem realista do participante Paulo Novelli. 
O grupo do Facebook na qual surgiu esse debate se chama "Sim, Jundiaí pode melhorar" 




Segue o comentário na integra:

-Oi pessoal, eu tava dormindo enquanto esse papo bacana de vocês rolava... coisa da idade acho eu, enfim, vou tentar pedalar e alcançar vocês.

O meu amigo (posso te chamar assim acho eu?) Josue Danich botou meu nome nessa corrente de comentários. De primeira, achei que tinha sido ato falho, mas depois fiquei na dúvida. Mas debate é debate, e se me chamam, falo até do chuchu! Josue volte nesse papo nosso em outra oportunidade.

O papo foi muito bom,e pra fazer jus, li todos hoje de manhã, enaquanto comia banana com aveia e iogurte.

Vou contribuir com aquilo que eu acredito ficou fora do debate de vocês:

1-Ciclismo em Jundiaí: na real, isso vai ser meio de transporte ou lazer? Do que eu vejo hoje nas ruas: para os pobres, meio de transporte, durante a semana, COMPETINDO com os malucos dos motoristas de Jundiaí, por um espaço que eles não tem, muito provavelmente porque não tem dindin pra pagar o "buzão"; mas isso é só palpite, não fiz pesquisa quanti sobre isso ok.

No fim de semana: gente bonita, usando a última moda da nike ou adidas, óculos de sol bacana rayban, bikes de última geração, famílias lindas, pessoal da cet em peso pra te ferrar motorista se você avança um milímetro da faixa de pedestre (o que tá mais é certo, mas só no fim de semana???).

Então aqui meu senão é sociológico: Jundiaiense, neste quesito, é elitista, durante a semana quer o sedãsão, a SUVzona, pra cima e pra baixo nesses morros de Deus. E se vê um sujeito na magrela no meio fio, roga uma praga. Preconceituoso, eu? Não senhores, realista.

2-Educação no trânsito: parece até irônico botar as palavras juntas na mesma frase! Tem umas coisinhas que não entram na minha cachola dura e velha:

a) quando a prefeitura colocou esses radares de velocidade (apoio totalmente), por que tirou os de semáforo??? Alguém aqui vai negar que o jundiaiense é terrível nesse quesito? Passa no vermelho como se fosse um convite; tem um prédio na Barão de Tefé (alto padrão, é claro) que os moradores saem e dão de frente com um semáforo que é CONTRAMÃO pra eles; o que eles fazem: vão na contramão mesmo, e NO VERDE PRA QUEM DESCE. Pode?

b) onde está um agente da cet quando o trânsito precisa? Pequeno exemplo: ontem, domingão preguiçoso, passava eu pela Av. S. João, na POnte. Tinha um sujeito, folgado, parado bem embaixo de uma placa de pribido parar; pois não é que apareceu uma viatura da cet, ligou a sirene e fez o cara tirar o carro? Pois é, durante a semana, quando aquilo é um inferno, cadê esse povo? Quem deve gostar é o capeta.

3-Onde a gente mora mesmo?: falaram bonito, citaram Amsterdã, Sao Franciso, Londres. Disseram que topografia não é importante. Afirmaram que ciclovia é política pública. Ok:

a) Bom, eu moro aqui na cidade; andar de bike por aqui não é nada fácil MESMO (quem disser o contrário, nunca foi na ciclovia do parque da cidade pegar aquela puta subida), mas acho que ainda assim o povo ia aderir, DEPOIS DE UM LONGO TEMPO. Mas cidadãos, parem com esse papo: se não restringir o carro, o sujeito não vai pra bike, nem pra salvar o planeta (exceção dos muito conscientizados ambientalmente, dos que gostam do esporte). Aqui não é cultural, cultural aqui é CARAS: sempre do bom, do melhor e do que aparece e é mais chic. Na China usam a bike porque a maioria não tem carro, e sobre a China acho que dá pra por um ponto.

b) Pé no chão, realidade: tem gente muito mais necessitada nessa cidade do que essa parcela que clama pela ciclovia. Afinal, alguém já foi andar de bike lá na Vila Aparecida? Não? E por que: muito morro, ou outra razão que eu nem consigo imaginar???

Agradeço o convite e espero ter contribuído.


Paulo Novelli.
Para entrar em contato com o autor mande um email para: paulonovelli@facebook.com.

Uma ressalva, eu Jones Henrique, editor deste Blog, não conheço pessoalmente o autor deste texto e tive autorização do próprio para fazer a reprodução deste no Blog Jovem Jundiaiense.

Um comentário:

  1. Realmente muita gente precisando mais, e porque o Miguel Haddad construiu uma nova 9 de Julho de LUXO, com tantas outras prioridades????

    ResponderExcluir

Pesquisar matérias anteriores