sábado, 21 de abril de 2012

Manifestação em Jundiaí gera discussão entre oposição e situação.

Passando pela avenida nove de julho na tarde de sabado (21) parei meu carro no estacionamento de um restaurante e caminhei até o local combinado para participar do manifesto contra a corrupção, mas quando cheguei no local, percebi uma grande discussão entre pessoas ligadas a partidos políticos. Membros do PSDB queriam participar da manifestação junto dos demais e foram barrados por alguns manifestantes ligados a partidos de oposição.

O Deputado Federal Luiz Fernando Machado tentou acalmar os ânimos de alguns manifestantes que estavam exaltados e diziam em coro não querer agentes ligados a situação junto deles na manifestação, dando a entender que aquele manifesto era contra a atual administração municipal feito pela oposição municipal, que por sinal estavam em maior numero, mas sabemos que não era essa a intenção do manifesto, pois tratava de um evento APARTIDÁRIO.

No final das contas a manifestação aconteceu, de um lado membros do PSDB, como secretários, amigos e alguns funcionários da prefeitura, do outro membros do Voto consciente(que eram os moderadores do manifesto, mas que em momento algum impediram as discussões) agentes da oposição e demais membros participantes no manifesto.

Não presenciei por ambas as partes placas ou faixas de partidos políticos, mas o que irritou os manifestantes foi simplesmente a presença de membros do PSDB que estavam também protestando contra a corrupção. Alguns disseram que podia ser auto promoção politica, já que teremos eleições este ano, mas muitos membros da oposição serão candidatos a cargos públicos neste ano, vai entender?!

Após presenciar este fato, dei meia volta, peguei meu carro e fui embora, como eu ia participar de uma manifestação contra a corrupção que tinha dois grupos, como saber qual realmente estava brigando pelo fim da corrupção, se quase todos ali eram políticos??

Uma pena a manifestação contra a corrupção terminar desta forma com a divisão de pessoas e interesses particulares, salvo alguns poucos membros que não tem intenções de disputar cargos políticos, e muito menos fazem parte de partidos neste ano de 2012.

Vamos aguardar a repercussão disso e torcer para que a Corrupção acabe um dia, mas sabemos que não é nada fácil, principalmente desta maneira.....

Não consegui fotos pois meu celular morreu.!

11 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, a melhor coisa que você fez foi vir embora mesmo, acredito que essa atitude mostra claramente o caráter dos governantes do PSDB, valem lembrar que eles são o atual comando da cidade. Eleições vem ai pensem bem, muito bem para votar.

    ResponderExcluir
  2. A melhor coisa que você fez foi vir embora, no seu lugar faria o mesmo. Acredito que membros de partidos que não respeitam uma manifestação de um grupo para deixa-los fazerem a sós. Não devem ser vistos com bons olhos, ou simplesmente eles não sabem o que significa apartidária. uma pena o ocorrido falta de respeito pela classe manifestante. Eleições estão ai pensem bem, muito bem para votar!

    ResponderExcluir
  3. Jones, no exercício de um blog, peço que verifique as fontes. O que quer dizer "moderadores" do evento? De onde tirou isso? Quem estava lá viu que eu e Nikolas Schiozer tentamos manter a marcha como um ato único. Mas, por Marcha, cada um lá tinha sua própria opinião e marchou como bem entendeu. Por favor, coloque essa opinião como " outro lado" ou, o que sugiro, pegue uma posição com Nikolas. Só evite escrever como fato um acontecimento em que você nem estava. abraços do henrique

    "No final das contas a manifestação aconteceu, de um lado membros do PSDB, como secretários, amigos e alguns funcionários da prefeitura, do outro membros do Voto consciente(que eram os moderadores do manifesto, mas que em momento algum impediram as discussões) agentes da oposição e demais membros participantes no manifesto."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua resposta está neste link.
      http://www.facebook.com/photo.php?fbid=342211149161623&set=a.186324628083610.39764.174232579292815&type=1&theater

      Excluir
  4. Sobre isso, veja a matéria do BOMDIA desta manhã:

    Com a iniciativa de diversos grupos jovens e o apoio de políticos de governo e de oposição, o “Dia do Basta à Corrupção” vai ter neste sábado dois atos em Jundiaí. O primeiro, às 10h, no calçadão da praça da Catedral e outro às 16h, saindo na avenida 9 de Julho, sob o viaduto da avenida Jundiaí.

    “Não é uma atitude de nenhuma entidade, mas de todos. Foi articulado pela internet”, comenta Nikolas Schiozer, 21, voluntário da ONG Voto Consciente, que vai participar do ato pela manhã, e sugere aos interessados chegarem antes para a confecção de faixas e cartazes.
    As estimativas na mídia chegam a prever até 1 milhão de participantes em 65 cidades de todo o país.

    http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/19400/Jundiai+tem+dois+atos+contra+a+corrupcao

    Acho importante sua análise lamentando a separação dos grupos em duas marchas, pois também acho que o melhor teria sido fazer uma marcha única. Foi isso que manifestamos ali. em diversos momentos.

    Mas digo aqui sobre uma afirmação que pretende qualificar a atuação de uma organização social, sem nem ao menos falar com seus membros e ignorando os fatos públicos declarados em jornais. Alguns voluntários e portanto o Voto participou, mas não éramos mediadores ou organizadores do encontro.

    Mais uma vez: a Marcha era livre e sem organizadores ou donos. Aliás, foi justamente por isso que dissemos que qualquer partido poderia participar livremente.

    abraços do henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua resposta está neste link.
      http://www.facebook.com/photo.php?fbid=342211149161623&set=a.186324628083610.39764.174232579292815&type=1&theater

      Excluir
  5. Fala Jones, como vai?

    Seu texto tem alguns pontos que eu discordo. Como eu estava lá, acho que posso ajudar a esclarecer. Além disso, não entendi realmente a cobrança feita a nós voluntários do Voto Consciente. Vou explicar as minhas justificativas do porquê.
    Para começar, como o Henrique, não entendi a sua cobrança por sermos "moderadores" do evento. A organização da marcha foi feita grande parte pela Internet e a pauta foi: dia, horário e local. Só isso. Não havia uma entidade "chefiando" a organização, pelo contrário.
    Não cabia a nós, que estavamos em 2, se quiser contar o Gianluca e Vitor, 4, organizar um grupo de dezenas. Fora que, está escrito na reportágem, são alguns grupos que estavam presentes no evento. Por favor, leia por organização apenas marcar o dia e horário da marcha, com nenhuma entidade tentando controlar a marcha ou o comportamento de outras pessoas e grupos.
    Pois bem, tendo em vista que ninguém mandava em ninguém (como é e deve ser uma Marcha) o que você queria que um grupo de 4 pessoas, sem nenhuma autoridade e responsabilidade sobre o evento e outras entidades, fizesse para juntar pessoas que estavam insatisfeitas com outras que estavam presentes? Haviam outros grupos lá, outros que se organizaram muito mais para a Marcha, com faixas, em número de pessoas, a maioria das pessoas eu não conhecia. Nós, do Voto, não tinhamos absolutamente nenhuma autoridade sobre o outros presentes.
    Mesmo assim, nós bem que tentamos juntar a Marcha em um bloco só. Se você estivesse lá teria visto. Meus argumentos foram os mesmos que os seus para tentar convencer o grupo desafeto a aderir a Marcha com o outro grupo: a Marcha deve ser apartidaria, logo, qualquer um, de qualquer partido, entra. Além disso, tenho a mesma opinião que a sua, qual a razão de deixar figuras da oposição na marcha e não dá situação?
    Contudo, a maioria do grupo desafeto não quis marchar em grupo.
    Enfim, tudo isso para dizer que achei um tanto inadequada na minha opinião a sua afirmação de que nós do Voto tinhamos algum tipo de responsabilidade pelo evento e para moderá-lo. Se determinados grupos tomaram as atitudes que tomaram, o máximo que podiamos fazer era conversar, e bem que tentamos apesar de você afirmar que não. Dá onde veio esta afirmação?
    Além de que eu só sai com um grupo porque quando finalmente o pessoal desafeto com quem eu estava conversando decidiu finalmente partir para a marcha, mesmo que fosse mais separado do outro, e começou a se posicionar, o pessoal do outro grupo já saiu marchando tomando a dianteira.
    Fazer uma divisão maniqueísta das Marchas entre oposição e situação colocando o Voto em uma delas para mim é injusto, porque bem que tentamos juntar os dois grupos. Tentamos, mas, infelizmente, uma Marcha que já estava fraca no número de pessoas se dividiu.
    Vai entender, não tinham 60 pessoas lá, um número super pequeno, e mesmo assim, acontecem coisas como essa...
    Concordo contigo, dessa maneira, fica difícil de pensar em diminuir os casos de corrupção se não dá pra Marchar com algumas dezenas de pessoas sem que ocorram divisões.

    Valeu,
    Nikolas

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Fala Jones, como vai?

    Li seu texto e discordo de alguns pontos escritos. Como estava lá, acho que posso ajudar a esclarecer qual foi a real atitude do poucos voluntários do Voto que estavam presentes e qual era a nossa função lá.
    Começando pelo no papel de "moderadores". Como o Henrique, não entendi o que você quis dizer com isso, nem o porquê da cobrança. Uma Marcha não possuí organizadores no sentido de terem autoridades ou responsáveis pela ação de outras pessoas, grupos ou entidades e nunca pretendemos ou quisermos pegar este papel. A organização a que se refere o jornal foi feita em grande parte pela Internet e a pauta apenas foi: local, hora e dia.
    As ações que cada entidade vai fazer na Marcha, que bandeiras vai levar, como vão agir, apesar de poderem combinar entre si ( o que não foi), em última instância fica por conta de cada um. Nunca existiu uma entidade "chefiando" outras.
    Passando para o outro ponto, nossa atitude quando a discórdia estava montada. Nós bem que tentamos juntar ambas as partes, mesmo não tendo nenhuma autoridade sobre ninguém,se você estivesse lá teria visto. Os argumentos que usei eram os mesmo que o seu: a Marcha era apartidária, logo, não fazia sentido separá-la por conta de partidos, ideologia, politicagem, picuinhas, etc, afinal, o tema era corrupção, algo que deveria unir todos independentemente das paixões de cada um. Além disso, como você bem escreveu e concordo, qual a razão de Marchar ao lado de pessoas ligadas a partidos da oposição e não de pessoas da situação?
    Espero ter deixado claro o máximo que podíamos fazer era conversar com os grupos e pessoas que se recusavam a Marchar. Detalhe, nós estávamos em 4, para tentar convencer dezenas de pessoas a Marchar com outras dezenas.
    Enfim, bem que tentamos conversar com todos, mas, preferiram dividir a Marcha.
    Escrevi tudo isso para, espero, ter deixado claro que não éramos "moderadores" do evento e que bem que tentamos juntar os dois grupos, apesar das suas afirmações de que não. Dá onde elas vieram?
    Por fim, separar as Marchas de forma meio maniqueísta, de um lado situação e do outro oposição, nos jogando para um lado, em minha opinião, depois de termos ficado tentando juntar ambas as partes, é injusto.
    Só saí marchando com um grupo porque, quando o grupo que se recusava a marchar com o outro, que eu estava conversando, começou a se enfileirar, mesmo que fossem para marchar um pouco mais distante, o outro grupo saiu marchando, tomando a dianteira.
    Espero ter esclarecido que afirmar que éramos "moderadores" do evento, no sentido que eu acho que você quis dizer, que tínhamos algum tipo de responsabilidade pelas ações de outras entidades presentes, e que não tomamos nenhuma ação a partir do momento que percebemos uma divisão da Marcha é, ao meu ver, um equívoco.

    ResponderExcluir
  8. Ops, esqueci de assinar! =P

    Valeu,
    Nikolas

    PS: Acho que talvez tenha mandado dois textos sem querer, escrevi um, na hora de publicar, fiz uma confusão e não entendi se tinha ido ou não. Se foi, pode deixar só um deles. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirei o outro texto, afinal, dois falando a mesma coisa só atrapalha. =)

      Excluir

Pesquisar matérias anteriores