segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Entrevista com o Prefeito Miguel Haddad.

Um balanço de prestação de contas de 2011 e as perspectivas e projetos para 2012.Foram abordados assuntos como saúde, segurança, educação e Juventude.
>Prefeito, olhando para a cidade de Jundiaí, qual o seu sonho?
Miguel: Meu sonho é fazer com que Jundiaí não tenha ninguém vivendo em favelas, que as pessoas tenham a chave e a escritura de suas casas e condições dignas de moradia. Conseguimos, com planejamento e investimentos continuados, levar água e esgoto para toda a cidade, e estamos fazendo o mesmo com o Programa de Erradicação de Submoradias, investindo em habitação de interesse social. E parte deste sonho será realizado em breve, com a entrega dos 600 apartamentos no Jardim Tamoio para os moradores dos subnúcleos do Hospital Psiquiátrico e Baixada Paraná; e as obras de urbanização do São Camilo, que, em parceria com o Governo Federal, também serão iniciadas. Significa tratar com respeito quem mora aqui. Todos merecem ter a oportunidade de ter um emprego, uma casa, boa educação para os filhos.
>Além da habitação, quais são as outras prioridades para 2012?
Miguel: A administração tem muitos projetos em andamento, e vou destacar alguns deles. Na área de transporte, estamos concluindo os estudos – em parceria com o Governo do Estado – para implantação do VLT, uma espécie de metrô leve de superfície, que será integrado ao sistema de ônibus (Situ), e, também, à ferrovia. Esse é um projeto de longo prazo, mas que vai propiciar uma solução para os problemas que enfrentamos atualmente. Acredito que, apesar do incentivo do Governo Federal ao transporte individual, a solução para a mobilidade urbana é investir no transporte público de qualidade. Somente quando as pessoas tiverem a certeza de que chegarão ao trabalho, à escola e aos seus compromissos no horário certo, é que poderemos pedir para que deixem o carro na garagem. Hoje, toda a frota de ônibus é monitorada com GPS e informamos o usuário o horário da linha pelo celular; implantamos o Ganha Tempo, que é a integração fora dos terminais, e as linhas expressas, para agilizar o tempo do usuário.
A saúde também avançou, e é a área que recebe a maior fatia do orçamento municipal, em razão da diminuição dos repasses do SUS (Governo Federal). Mantemos dois hospitais – o São Vicente e o HU, que atendem gratuitamente toda a população de Jundiaí e da região. Entregaremos no próximo ano mais cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) para melhorar o atendimento básico nos bairros. A população já pode agendar suas consultas nas UBS pelo telefone, o que agiliza o atendimento. Quero ver o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) funcionando e as obras de reforma do Hospital Regional começarem. Esses dois equipamentos serão integrados ao sistema e vão servir para diminuir a fila de exames e cirurgias eletivas.
Na educação, a meta é avançar na qualidade do ensino oferecido, alfabetizando todas as crianças até oito anos de idade. Entregaremos mais cinco escolas em tempo integral em 2012. Educação de qualidade é essencial ao desenvolvimento.

>Você não mencionou a segurança. O que está programado para essa área?
Miguel: Bem lembrado. Estamos trabalhando num plano municipal de segurança, que vai integrar o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal, polícias Militar e Civil e outros órgãos de segurança e defesa social. São investimentos que serão feitos em inteligência e monitoramento por meio de sistemas de vigilância eletrônicos, cobrindo toda a cidade. Além disso, o plano prevê a integração das ações e programas sociais que são desenvolvidos com moradores de rua, viciados em drogas, entre outros, para otimizar os resultados.
>Você fala sempre na “cidade do futuro”. Afinal, como é essa cidade?
Miguel: Jundiaí é uma boa cidade, mas estamos de olho no futuro. A cidade deve ser planejada e construída por todos. Ela tem que ter parques, muito verde, áreas de lazer, cultura nos bairros, ciclovias, vizinhos que se conhecem, com ensino de ponta, saúde de qualidade, e boas condições de mobilidade urbana. A tecnologia será integrada à construção dessa cidade do futuro. A implantação de um Parque Tecnológico, que será referência na geração de conhecimento, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, é uma das metas. Além disso, temos que cuidar da preservação da Serra do Japi, das áreas de mananciais, achar alternativas para o uso racional dos recursos energéticos, pensando na sustentabilidade. E precisamos criar condições para manter o agricultor no campo, com as mesmas condições e oportunidades que têm na cidade. É tudo isso que estamos debatendo na revisão do Plano Diretor.
>Teremos uma universidade no parque?
Miguel: Essa é a proposta. Trabalhamos para viabilizar essa demanda, pensando nos nossos jovens e nas gerações futuras.
>Jundiaí é uma das economias mais pujantes do país. Seremos mesmo a “capital do tablet”?
Miguel: Nossos indicadores comprovam que a economia da cidade é competitiva e vem crescendo de forma sustentada ao longo dos últimos anos e gerando empregos formais em boa escala. Dentre os diversos ramos da indústria, o segmento de empresas de tecnologia vem se destacando. São grandes empresas do setor que se instalaram na cidade como a Foxconn, Itautec, AOC Envision, Compac e Arima e são líderes em suas áreas de atuação. Agora, com a chegada de mais uma unidade da Foxconn, que vai produzir os tablets da Apple, e do anúncio da Itautec, que também irá produzir esses equipamentos, Jundiaí é forte candidata ao título de “capital do tablet”. Uma pesquisa recente mostrou que temos, na cidade, nove das 100 marcas mais valiosas do mundo (ex: Coca-Cola, Apple, HP, etc)
>Você fala com orgulho dividido entre viver, servir e morar em Jundiaí?
Miguel: É um sentimento muito forte. Sinto muito orgulho de ser jundiaiense, de servir à cidade. Sou da Ponte São João, casei em Jundiaí, minhas filhas nasceram aqui, assisti a todo esse desenvolvimento. Tenho amor pela cidade que dá oportunidade para as pessoas buscarem sua felicidade.
>Para concluir, o que podemos esperar do PSDB para o próximo ano?
Miguel: O PSDB é um partido que trabalha com planejamento e com metas. E sabe como enfrentar desafios. Vamos cumprir os compromissos assumidos com a população e entregar os projetos que foram iniciados no governo, para garantir a continuidade do progresso ordenado da cidade, sem inchaço, e com qualidade de vida para as pessoas, melhor do que ontem, em direção ao futuro.
Fonte: Portal PSDB Jundiaí com apoio do Blog Jovem Jundiaiense.

2 comentários:

  1. Quando se fala de saúde, é importante salientarmos que Jundiaí deu sim um salto nas UBS e no Centro de Diagnóstico (aliás o centro de diagnóstico merece um grande elogio em tudo, atendimento, rapidez, eficiência e educação ao lidar com os idosos, FANTÁSTICO. Parabéns!!!!
    Agora EDUCAÇÃO nunca se fala nos profissionais... Fala-se muito na alfabetização até os oito anos de idade, na preparação das esoclas, na escola de período integral (mto boas), mas na valorização do profissional da educação, nada se fala... Nós educadores ficamos a mercê sempre... Isso revolta...

    ResponderExcluir
  2. Acorda rapaz! A cidade está em franca degradação moral e ambiental. Tudo que advém desses políticos da situação é "papo furado".

    ResponderExcluir

Pesquisar matérias anteriores