sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Juventude se prepara para conferência.


Preparar os jovens para participar da Conferência Municipal da Juventude, que acontecerá dia 10 de setembro, foi o objetivo da reunião que aconteceu nessa quinta-feira (1), no Paço Municipal. O Conselho Municipal da Juventude se reuniu, sob a coordenação do assessor municipal da Juventude, Márcio Ferrazo, e participou de um workshop preparatório para a conferência.
Encontro preparou os jovens para a conferência municipal, dia 10
Ferrazo organizou o encontro para preparar os conselheiros para que eles conduzam, de uma maneira mais atraente e dinâmica, as discussões que serão promovidas durante a Conferência Municipal da Juventude. “A nova metodologia vai permitir que os presentes debatam todos os assuntos simultaneamente”, explicou. “Estamos inovando nas discussões das políticas públicas para envolver cada vez mais os jovens”, frisou.
O workshop, conhecido como World Café, está amparado em cinco eixos: Direito ao Desenvolvimento Integral; Direito ao Território; Direito à Experimentação e Qualidade de Vida; Direito à Diversidade e Vida Segura; Direito à Participação. “Quando apresentamos a metodologia para a Assessoria da Juventude, ela foi aprovada, por unanimidade”, explicou Roberto Augusto Carvalho de Araújo, professor do Senac, um dos parceiros da Assessoria da Juventude (AJ).
Os cinco eixos permite que, a partir de personagens fictícios, os conselheiros possam viver pessoas reais e sejam capazes de defender alguma causa, de maneira totalmente isenta. “Os jovens terão a oportunidade de discutir subtemas como transporte público, educação, saúde e segurança. No direito à participação, por exemplo, vamos discutir o jovem como ator político”, explicou o professor.
Os jovens escolheram personagens fictícios para discutir temas da vida real
Conferência Municipal
A Conferência Municipal da Juventude está marcada para dia 10 de setembro, a partir das 14 horas, no auditório da FATEC-Jundiaí. Temas como educação, transporte público, cultura, meio ambiente e mercado de trabalho poderão ser discutidos livremente no encontro.
A conferência, organizada pela Assessoria da Juventude da Prefeitura de Jundiaí, órgão responsável pela interlocução entre o jovem e o Poder Público, em parceria com o Conselho Municipal da Juventude (empossado no início de 2011).
A participação na conferência é gratuita e não exige inscrição prévia. “Apenas aqueles que desejarem concocorrer ao posto de delegado da conferência, precisará fazer inscrição antecipada”, explicou Ferrazzo.
Até o final do ano, acontecerão as conferências em nível regional, estadual e nacional. “Serão eleitos 36 delegados e qualquer pessoa pode se inscrever gratuitamente até as 16 horas, durante o evento”, completou o assessor municipal da Juventude.
Serviço:
Conferência Municipal da Juventude – Entrada Gratuita

Quando: 10 de setembro (sábado), das 14 às 18 horas
Onde: Auditório da FATEC (Av. União dos Ferroviários, nº 1760 – Jundiaí/SP)
Para se inscrever para Delegado: idade mínima de 16 anos; é necessário apresentar o RG
Contato: Assessoria da Juventude – (11) 4589-8433 / juventude@jundiai.sp.gov.br
Fotos: Murilo Borçal
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Câmara vota amanhã (30/08) cotas a pessoas com deficiência.


Vereador Durval Orlato.

Projeto é de autoria do vereador Durval Orlato e tem apoio de entidades da cidade

Com o objetivo de incluir a pessoa com deficiência no serviço público municipal, será votado amanhã, a partir das 9 horas, na Câmara de Jundiaí, o projeto de lei complementar de autoria do vereador Durval Orlato (PT), que regula a cota de vagas a pessoas com deficiência nos concursos públicos.

A proposta conta com o apoio da Pastoral da Pessoa com Deficiência e da gerência regional do Trabalho e Emprego em Jundiaí, que junto ao parlamentar, realizaram no último dia 11 de junho um fórum em favor das iniciativas de inclusão no mercado de trabalho da cidade. Não há mais possibilidades de adiamento da votação, portanto, a definição acontecerá impreterivelmente na terça-feira.

De acordo com o vereador, atualmente a lei municipal não está de acordo com a lei federal que define as cotas para pessoas com deficiência. “Pelo entendimento da lei da cidade, a cota para deficientes é de 5%, assim como a federal. Entretanto, se oito vagas são abertas, o resultado dá 0,4. E a Prefeitura não arredonda este número para um. A lei federal diz que em casos como este, uma das oito vagas deve ser direcionada às pessoas com deficiência”, explica.

Orlato pesquisou e constatou que, nos últimos dez anos, a Prefeitura de Jundiaí contratou cerca de 4.500 servidores e que ao menos 100 pessoas com deficiências deixaram de ser contratadas.

Recentemente o vereador esteve na secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura e detalhou todo o projeto aos representantes do Executivo. “Foi uma boa conversa e creio que exista uma intenção em reparar a defasagem dos últimos anos.”

Pesquisar matérias anteriores