quarta-feira, 27 de julho de 2011

Como foi feita a classificação que mostra Jundiaí ultrapassando países como Italia

No dia 1º de julho deste ano, o município de Jundiaí teve a sua nota de longo prazo, em escala nacional, elevada de A+ para AA- pelo Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating. A perspectiva do rating permanece positiva.

Principais fatores positivos
- Cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal
- Nível muito baixo de precatórios em relação à receita
- O Instituto de Previdência (Iprejun) é superavitário
- Vigoroso aumento das receitas tributárias em 2010
- Baixo nível de endividamento
- Recorrentes superávits primários
- Boa representatividade na economia nacional
- Boa infraestrutura básica e bons indicadores sociais
- Investimento da Foxconn (Apple)
Não há fatores negativos

Embora seja impreciso comparar nota de países com rating de municípios, a tabela abaixo dá uma ideia da posição das cidades brasileiras em relação a nações em dificuldade.


País/MunicípioNotaPerspectiva
Fonte: Fitch (países) e Austin(municípios)
Estados UnidosAAAEstável*
EspanhaAA+Negativa
SantosAAEstável
JundiaíAA-Positiva
ItáliaAA-Estável
São Caetano do SulA+Estável
Rio de JaneiroAEstável
GuarulhosA-Positiva
Porto AlegreA-Estável
IrlandaBBB+Negativa
São PauloBBBNegativa
BrasilBBB-Positiva
Belo HorizonteBBB-Estável
PortugalBBB-Negativa
GréciaCCCNegativa
Fonte: Revista Exame. Pra quem não viu clique aqui

Nós do Blog Jovem Jundiaiense fomos atrás da informação e perguntamos para o Economista Alex Agostini como funciona todo esse processo, desde a fase de licitação até a conclusão das notas.Vejam o que ele respondeu.:

Blog Jovem Jundiaiense: Como funcionou o processo de Licitação da Austin com a Prefeitura?
Alex Agostini É uma carta convite, como toda licitação.As empresas habilitadas para isso apresentam seus preços e a Austin Rating por ter uma certa experiencia nesta area possuí um preço atrativo no mercado, fazendo com que ganhássemos a licitação, e a partir daí o nosso contrato foi feito até o final de 2012, ou seja, não precisa realizar uma nova licitação todos os anos.

Blog Jovem Jundiaiense: Como que é feito o trabalho para chegar nesses índices?
Alex Agostini: Primeiro todas as informações são solicitadas para a secretária de finanças , e um dos critérios para a avaliação é que todas essas informações estejam disponíveis no site da prefeitura para qualquer Cidadão sendo que a cada informação encontrada contabilizamos um ponto e vice versa, visando reunir as informações de forma fácil. Em seguida temos que avaliar o ambiente econômico, social e politico e ver quais são as interferências desses ambientes sobre as gestões no município.Depois avaliamos os indicadores fiscais (que estão disponíveis a todos) então nós olhamos o historico, não basta chegar hoje e olhar apenas o atual pois nós realizamos essa avaliação desde 2001, portanto conseguimos alcançar uma consistência analisando a evolução do município por isso que chegamos a nota.

Blog Jovem Jundiaiense:Mas esses bons índices não seriam apenas para conseguir uma "possível" renovação de contrato?
Alex Agostini: Não, os numeros mostram. Seria inconsistente os números se deteriorando e a nota melhorando, aí sim a prefeitura estaria contratando uma nota e não um trabalho. Se cada municipe olhar e pegar por exemplo um indicador do MEC ele vai ver que evoluiu, ou seja, é impossível a Austin ter algum relacionamento com o MEC para melhorar a nota de Jundiaí por exemplo. Nós apenas compilamos os dados oficiais do MEC, SEAD, IBGE, PNUD e outros dados fiscais que são auditados pelo Tribunal de contas, tudo transparente.

Blog Jovem Jundiaiense: E qual é a metodologia que vocês usam?
Alex Agostini: A metodologia utilizada fica disponível com o cliente(Prefeitura) e se ele quiser disponibilizar isso para os Cidadãos é uma opção que ele tem, Jundiaí disponibiliza isso no portal da transparência, então o Cidadão pode entrar lá e dar a nota dele igual nós fizemos se ele quiser, o critério é o mesmo usado por nós.

Blog Jovem Jundiaiense: Além desses dados que você citou, o que mais chama a atenção em Jundiaí para conquistar essa nota?
Alex Agostini: Primeiramente a transparência na hora de mostrar os dados do município (isso conta muito na classificação) e o diferencial competitivo que Jundiaí possuí geograficamente, com distancia de aeroportos, portos e questões logísticas que estimulam as empresas a virem pra cá,  pois a Cidade possuí as principais rodovias do Brasil. Se o empresario tem dificuldade de acesso a rodovia, ele não consegue se desenvolver e se ele não consegue se desenvolver logo ele não conseguirá gerar recurso que por sua vez não conseguirá realizar investimentos. Então nós podemos afirmar que Jundiaí está muito bem localizada geograficamente e isso tudo conta nota e está no documento*.

Blog Jovem Jundiaiense:Foi realizado uma avaliação de Riscos para chegar nesses índices?
Alex Agostini: O ultimo item que nós avaliamos foi justamente esse, e não é necessariamente negativo. Por exemplo, no caso de Jundiaí por conta desse crescimento e anúncios de investimentos milionários a avaliação de Riscos tem um desafio muito grande que é continuar se desenvolvendo, mantendo os indicadores de educação, saúde etc por que vai atrair mais pessoas pra cá, Jundiaí vai crescer ainda mais e não podemos mensurar isto por ser futuro, o que impede de ter uma nota ainda maior.Na medida que evoluir e esses indicadores aparecerem de forma positiva, isso refletirá na nota, por isso que você tem uma avaliação gradativa tornando impossível que suba dois degraus de uma vez.

Blog Jovem Jundiaiense:Você acha que o ano que vem Jundiaí consegue alcançar a nota máxima (AAA) ?
Alex Agostini: É difícil, pois para conseguir o AAA Jundiaí ainda tem mais alguns degraus, então estamos falando de uma perspectiva que leva pelo menos uns dois ou três anos pra conseguir. Por exemplo: o que poderia fazer para aumentar a nota de maneira mais rápida seria a Foxconn realizar um aumento de investimento, contratando mais e mexendo intensamente no crescimento da arrecadação, isso vai permitir sim uma melhora de nota antes da próxima revisão que é marcada pra Julho do ano que vem e que também está no documento* na parte de perspectivas, pois temos alguns fatores que estão acontecendo e quando eles se tornarem realidade intervirão na nota. 

*O documento citado na matéria está disponível neste link, clique aqui para ter acesso.

O economista-chefe da agência de classificação de risco Austin Rating, Alex Agostini, informa que o rating de Jundiaí, no interior de São Paulo, acaba de ser elevado.





terça-feira, 26 de julho de 2011

Governador vem a cidade inaugurar Central de Atendimento

Foi inaugurada na manhã desta segunda feira (25) uma central de atendimento ao eleitor.Com a presença de diversas personalidades politicas da Cidade, contamos ainda com a visita do Governador Geraldo Alckimin, do presidente do Tribunal Superior Eleitoral ministro Ricardo Lewandowski e também do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo o desembargador Walter de Almeida Guilherme.

O incio das atividades da Central foi dia 20 e o que se destacaram foram as enormes filas para que sejam realizadas os recadastramentos Biométricos.

Com essa ação, Jundiaí se torna a pioneira no Estado e também garante maior transparência e segurança na votação. Além do atendimento mais rápido, é possível fazer agendamento do pela internet e ser atendido com hora marcada, através do site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-sp.gov.br).

O prazo para os moradores de Jundiaí fazerem a biometria (coleta das digitais, atualização dos dados e foto) vai até 16 de dezembro e quem não realizar esse recadastramento Biométrico terá a inscrição eleitoral cancelada.

Opinião do Blogueiro : Acho tudo isso bem legal pelo pioneirismo, acredito que seja mais difícil "burlar" o sistema eleitoral que sabemos que sempre existe no Brasil e no mundo, vai trazer mais transparência e agilidade no voto.Se tudo funcionar direitinho, conforme manda o planejado é louvável. Acho que assim pessoas mortas não poderão mais votar como aconteceu nas ultimas eleições em cidades com 3 mil habitantes e 10 mil votos.

Fato engraçado de hoje : Na hora dos agradecimentos o Prefeito Miguel Haddad cumprimentou os deputados presentes da seguinte forma : "Cumprimento o deputado estadual Ary Fossen, na pessoa de quem cumprimento os demais deputados estaduais presentes."
(O outro deputado estadual presente era seu possível adversário a prefeitura de Jundiai Pedro Bigardi....)

Pesquisar matérias anteriores