quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bate papo com vereador Leandro Palmarini(PV)

Leandro do Bicho Legal
 Leandro(PV) ficou conhecido como “Leandro do Bicho Legal” devido ao trabalho desenvolvido como Fundador e Coordenador do Projeto com este nome. Sendo a causa animal sua grande paixão, seu foco de atuação no Legislativo Municipal é a Proteção dos Animais e do Meio Ambiente. Atualmente, é o Presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente na Câmara Municipal.

Quais são seus projetos dentro das causas animais?
Nosso primeiro grande desafio foi criar a Coordenadoria de Saúde e Bem Estar Animal  e agora temos um novo desafio para equipar a coordenadoria, precisamos definir quais serão os atendimentos que prestarão lá, pois atualmente isso é meio vago. Eu não trabalho com causas individuais apenas, eu gosto de organizar mutirões de castração de baixo custo, adoção de animais pela Cidade.Tenho como meta conseguir unir as três coisas no mesmo mutirão, a castração, a posse responsável e a identificação animal. E também diversos projetos na area Ambiental como o Selo verde (que institui um selo verde no município) .
Temos também o projeto telhado verde que obriga os futuros empreendimentos a fazer a cúpula dos prédios com areas verdes, isso reduz cerca de 30% de Co2  entre dezenas de outros benefícios para o meio ambiente, esse projeto na Europa tem dado muito certo, outro projeto que estamos firmes na luta é para liberar a entrada de animais em pelo menos um parque público da Cidade. 
Outros diversos projetos poderão ser vistos em nosso Site Leandro do Bicho Legal . Eu não gosto de apresentar projetos ilegais ou inconstitucionais, apresentei alguns ilegais mais por que não tinha como, para poder abrir uma discussão com a sociedade e defender a causa, mais não é o meu forte.

Você presta contas a sociedade sobre o seu trabalho com frequência?
Esse é um trabalho que eu adoro, tenho isso como uma de minhas principais metas e características, acho que é o minimo que o vereador deve fazer. Realizo um trabalho em meu site Leandro do Bicho legal onde mostro todo o meu dia a dia e também tenho um jornal que divulgo todas as minhas ações.

O que é o projeto "Bicho legal"?
Trata-se de uma Ong que surgiu no final de 2005 visando diminuir o numero de animais abandonados, diminuir os casos de maus tratos de animais e também conscientização de toda sociedade sobre Posse e Propriedade responsável de animais. Eu sempre gostei de animais e minha mãe que plantou isso em mim e em minha irmã, foi quando eu tive a idéia (já que trabalhava na Prefeitura e todos dependemos do poder público de alguma maneira) de conversar com algumas pessoas para saber quem gostaria de me ajudar a compor um grupo em prol dos animais para aplicar trabalhos isolados, pois eu conhecia muita gente que gostava de animais, logo nós montamos um grupo e no final de 2005 surgiu o projeto Bicho Legal e estamos até hoje atuando na Cidade.

Se eu encontrar um animal ferido na rua por exemplo, o que eu devo fazer?
Isso realmente é um problema.Quando o animal está doente, ou atropelado, é obrigação da zoonoses ou da Coordenadoria de Saúde e Bem Estar Animal  através do 156 abrir uma demanda e solicitar o serviço, ou seja, é obrigação do poder público recolher mas algumas vezes essa tarefa é falha.

E esse tipo de serviço é 24 horas?
Essa é outra luta nossa. Que tenha plantão na Coordenadoria de Saúde e Bem Estar Animal ou na zoonose nos finais de semanas e feriados. Estamos tentando,  já que atualmente ambas atuam no horário administrativo apenas, mesmo que seja uma pessoa só com um celular, ou rádio mais que esteja disponível para a população para esse tipo de problema.

E nesses casos são apenas cachorros e gatos ou qualquer outro animal?
Na verdade, animais silvestre, a policia ambiental é a mais indicada, ou uma Ong especializada como é o caso da Mata Ciliar.

Como foi a sua entrada na politica?
Depois que eu criei o Projeto Bicho Legal (que não foi um projeto politico, pelo contrário foi apolítico pois eu sempre odiei politica) eu recebi  uma convite do Deputado Feliciano de Campinas que também atua nas causas animais, me convidou para sair candidato a vereador, depois de algumas conversas e pela necessidade eu resolvi aceitar.

________________________________________________________________________________
Parabéns ao Vereador Leandro pelo excelente e lindo trabalho realizado no Legislativo em suas causas animais e ambientais. Sabemos que você vai além da tarefa de Vereador e realiza um belo trabalho com o seu projeto Bicho Legal, quem tiver interesse em saber mais sobre este projeto esse é o Site: http://www.projetobicholegal.com.br




segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bate papo com Vereador Val(PTB)

Antes de mais nada, gostaria de agradecer ao Vereador e também sua assessoria pela recepção.



Seu voto foi favorável ao aumento dos salários dos vereadores em 63%. Você poderia explicar por que votou sim ao aumento? Aquilo que a imprensa noticiou foi uma mentira, nós não iriamos aumentar os nossos próprios salários, isso não existe, e sim o da próxima gestão. Vamos pensar assim: um funcionário comum tem quanto de aumento 5 ou 6% de por exemplo, porém todo ano ele tem, os vereadores de Jundiai tiveram seu ultimo reajuste em 2006 e de lá pra cá não teve mais nada. Nessa votação somaríamos os anos passados e os próximos vereadores ficariam com esse salário até 2016 ou seja, 10 anos sem reajuste. É lei federal que determina quanto um vereador deve ganhar, o vereador tem que receber cerca de 60% do que um deputado estadual ganha(de acordo com o numero de habitantes da Cidade). Será votado novamente em breve, acredito que seja feito novos cálculos pois temos que votar quanto irão ganhar os próximos vereadores.


Você acha que politica virou profissão? Em minha visão, eu acho que um vereador deveria ficar apenas dois mandatos, não estou criticando, temos vereadores aqui com 5/6 mandatos e são excelentes no que fazem, mais em minha humilde opinião eu acho que dois mandatos dá pra fazer um bom trabalho, é preciso deixar os outros participarem. Eu mesmo não serei candidato a vereador nas próximas eleições, acho que já fiz o meu papel aqui, politica não é profissão.


O senhor junto com o vereador Sílvio Ermani, estão organizando uma Marcha Contra as drogas, fale mais sobre isso. Nossa preocupação são esses movimentos sobre a legalização de drogas e nós temos que mostrar que somos contra isso,através de um manifesto pacifico dizendo que não apoiamos a liberação de qualquer tipo de droga e não só a Maconha, eu acho que as drogas devem ser liberadas apenas para tratamentos de saúde, fora isso ela causa desiquilíbrio. Toda família que tem um viciado em casa sabe como é isso, e estamos pensando em fazer a nossa Marcha Contra as Drogas em algum sábado de agosto, vamos ver a melhor data.


Você é o presidente da comissão de transito, vocês se reuniem com frequencia para tratar desses assuntos, já que esse problema é um dos mais graves e relevantes da Cidade? Sim, nós nos reunimos uma vez por mês como manda o regimento interno. Eu já sugeri diversas vezes em nossas reuniões de comissão que sejam criados bolsões em torno do Centro deixando a região central apenas como calçadão, investir em novo sistema de transporte público mais atual e mais eficaz, por que hoje temos um transporte publico um pouco defasado e a Cidade pede um transporte mais atual que faça as pessoas deixarem os carros em casa e fazer uso do transporte coletivo, tem muita gente chegando na Cidade e o sistema tem que crescer junto com a demanda.


Resuma seus principais projetos. Eu tenho atuado em diversas areas, temos projetos na area da saúde, segurança, transporte, meio ambiente, enfim, temos diversos projetos apresentados, más atualmente eu tenho apresentado alguns projetos voltado para pessoas com a mobilidade reduzida, como preferencia no atendimento no comercio, acessibilidade etc...Na ultima sessão apresentei um projeto que diz que uma pessoa com necessidade especial tenha prioridade na administração pública.


Qual a sua opinião sobre a saúde municipal? Em breve ficará pronto o AME que esta super atrasado e na ultima sessão eu chamei a atenção na Camara municipal em relação a saúde, pois o AME será para diagnósticos mais precisos com especialistas nas mais diversas areas, um ótimo projeto, porém se algum paciente tiver que realizar uma cirurgia ele fará isso aonde? Não temos mais leito disponível, o São Vicente está lotado. Por isso temos que pensar em convênios com outros hospitais pois não vamos dar conta, os prefeitos da região tinham que se mobilizar e correr atrás do Governo Federal que deveriam estar cumprindo contrato de gestão plena e não estão, o governo Estadual tinha que fazer melhor sua parte e o Federal também, Jundiaí tem feito a parte dela nesse quesito. Acredito que o Aglomerado Urbano vai ajudar e muito além de fazer os prefeitos da região se movimentarem mais.


O que dizer sobre a segurança Jundiaiense? Temos que aumentar a guarda municipal afinal nossa guarda é uma das melhores e deveria ter o poder de policia, porém temos um numero muito irrisório. Se você analisar, a 10 anos atrás tínhamos mais guardas do que hoje, e o povo se identifica mais com a guarda municipal. Eu estou fazendo uma indicação agora para um convenio entre a prefeitura e Policia Militar onde no período de descanso do PM, ele possa prestar serviços a sociedade, outras cidades já tem e nós(município e estado) temos dinheiro pra pagar a policia e diariamente recebemos reclamações relacionadas a segurança.


Quanto a conduta dos vereadores, por que alguns dão tanta risada e andam o tempo todo pelo plenário durante as sessões? As vezes eu sou cobrado sobre isso até pela minha própria assessoria, mais eu muitas vezes sou obrigado a sair(Vou falar por mim) pois desço no Jurídico, uso o telefone para ligar para o diretor da casa, ligo no meu gabinete para ver algum assunto, o vereador não pode ficar sentado ali o tempo todo, afinal enquanto o vereador está discursando, você pode mudar o seu voto pois muitas vezes atuamos na lei da interpretação, cada caso é um caso. Mais existe outra situação também, por exemplo: me veio uma idéia de um projeto para a Cidade e eu preciso colocar pra votar o mais breve possível, e somente durante a sessão eu consigo conversar com todos os vereadores para explicar o meu projeto, então nesse caso sempre vai acontecer conversas no plenário, acaba se tornando inevitável as conversas durante a sessão.


Val, atualmente você tem dois títulos de Vereador mais atuante recebido pelo instituto Tiradentes, eu gostaria de saber um pouco mais sobre esse titulo e os motivos que levaram a recebe-lo. Eu acredito que é por estar mais perto da população, ouvindo suas reivindicações. Foram dois prêmios pelo instituto Tiradentes de São Paulo onde no primeiro houve uma pesquisa em trinta Bairros da Cidade perguntando qual era o Vereador mais atuante (Eu nem tinha conhecimento dessa votação) e o segundo foi realizado pela internet, onde cada número de IP poderia votar apenas uma vez. Lembrando que eu tive um terceiro prêmio em Brasilia recebido pelo Senador Eduardo Suplicy por ter criado a melhor proposta pelo Meio Ambiente solicitando que a Serra do Japi se torne um parque nacional e não apenas municipal.









Pesquisar matérias anteriores