terça-feira, 20 de setembro de 2011

22/09 - Comemora-se o dia mundial sem carro!Saiba mais sobre isso..‏

22 de Set - dia MUNDIAL sem carro
Dia 22 de setembro é comemorado o dia mundial sem carro, mas o que seria isso?!
Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.

Pensando nisso o Engenheiro formado pela Poli (USP) e especializado em transportes, Marcio Nigro irá anunciar nesta semana uma experiência para gerar dinheiro e, ao mesmo tempo, deixar as cidades menos congestionadas e poluídas.

Vejam trechos de uma matéria publicada na Folha onde explica melhor o projeto.!

Por GILBERTO DIMENSTEIN
Objetivo: transformar cada dono de automóvel num pequeno empresário, capaz de assegurar uma renda extra mensalmente. "Estou experimentando um jeito de estimular as pessoas a colaborar em questões ambientais e ainda colocar dinheiro no bolso", afirma Marcio Nigro.

Há algum tempo, ele montou um projeto, chamado Caronetas, de estímulo ao compartilhamento de automóveis entre funcionários das empresas; na cidade de São Paulo, já há 700 empresas cadastradas.

Desenvolveu, então, um sistema, patenteado na Suíça, de milhagens para quem compartilha seu veículo, oferecendo pontos para a aquisição de produtos (de passagem de avião a gasolina, passando por comida).
Quem vai de carona deposita um valor no sistema de milhagens. Pela tela do com putador, são conhecidos os trajetos dos motoristas. É possível ver a lista, por exemplo, das pessoas que vão ao aeroporto em determinado horário.

Estão em discussão não apenas o carro e as cidades mas como será o consumo no futuro. Compartilhar será tão importante como ter.

Pega?
Na resposta a essa pergunta, está o futuro das cidades e do nosso modo de viver nelas, pondo em discussão decisões, como a realizada na semana passada pelo governo brasileiro, de estimular a produção de automóveis.

O que você acha disso, será que esse método de compartilhamento daria certo em Jundiaí?
Comente, e de sua opinião sobre isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar matérias anteriores