quarta-feira, 4 de maio de 2011

Transporte publico de Curitiba eficiente.O que fazer para o nosso ser assim??

Uma cidade como Curitiba -PR, que cresceu muito nos últimos tempos, precisa crescer de acordo com sua necessidade certo?Pensando nisso, o governo curitibano investe pesado em transporte público, e essa semana entregou para a população o "Ligeirão", um ônibus com 28mt de comprimento e que é capaz de transportar até 250 passageiros de uma só vez.Toda essa rapidez é por conta das paradas, enquanto os ônibus tradicionais da cidade faz 19 paradas, o "Ligeirão" faz apenas 4, uma viajem que dura cerca de meia hora, acaba sendo reduzida quase pela metade. Desde sua inauguração, o Ligeirão tem transportado quase 25 mil pessoas por dia. Mesmo nas horas de maior movimento, quando mais pessoas usam ônibus, o atendimento continua bom. Isto porque a freqüência entre um e outro coletivo não é maior que cinco minutos, o que mostra o bom funcionamento da linha.Algumas pessoas demoram 20 minutos pra chegar até suas casas de carro, com o transporte eficiente de Curitiba eles chegam em 7!!
Informações coletadas do Site da Prefeitura de Curitiba .Texto de autoria do Blog jovem Jundiaiense.

Não comparando , masss....
Nossa cidade também cresce a cada dia, como mostrado na matéria acima, Curitiba também já sofreu com transporte , porém hoje é exemplo, graças a inteligência e uma boa engenharia de trafego.Eles não pensaram apenas em lotar a cidade de gente e de prédios, também pensaram no transporte dessas pessoas e continuam pensando, exemplo disso temos o Ligeirão que foi inaugurado a pouco tempo.Não quero dizer que Jundiaí está um perfeito caos, pois não está ainda, porém se não tomarmos cuidado, essa cidade pode parar a qualquer momento com o transito que não para de aumentar.Jundiaí é muito rica e inteligente, não podemos permitir que aconteça igual acontece em São paulo diariamente, cidadãos demorando 2/3 horas no transito enfrentando ônibus e terminais lotados, que em dias de chuva piora ainda mais.Por que não investimos em transportes ao invés de investir apenas em algumas regiões, ou apenas quando nessas regiões terá alguma obra digamos "importantes"?Não precisamos de "Ligeirões" igual Curitiba, até por que não temos estrutura pra isso, más precisamos de idéias praticas.Não podemos perder 1 hora dentro de um terminal de ônibus!Não podemos ficar andando em círculos até chegar em nosso destino, o Jundiaiense precisa de agilidade e segurança no transporte até seu trabalho, e não demorar 1 hora e meia pra cruzar a cidade de ônibus.Vamos trabalhar pessoal, Estamos de olho e vamos cobrar !!!

Ligeirão transporta até 250 passageiro pela metade do tempo



Conforto e segurança






Jundiaí nos dias de hoje

6 comentários:

  1. Quando o sistema de transporte integrado de Jundiaí foi implantado, ele foi uma cópia exata do sistema de ônibus de Curitiba, o que é um grande risco, já que o que é bom para Curitiba não é necessariamente bom para todo mundo.

    Jundiaí deveria ter elaborado um sistema mais eficiente, contudo, creio que alguns pontos sejam chaves para melhorar o que já temos hoje:

    1 - Há a necessidade de algum transporte rápido entre os 7 terminais. Eu não imagino esse transporte rápido sendo feito por meio viário já que nossa cidade é antiga, não é planejada e não há ruas muito espaçosas. Assim sendo, ou se faz um corredor exclusivo para ônibus entre os terminais sem paradas, ou se utiliza trem e metrô.

    2 - As paradas de ônibus são muito mal distribuidas e há muita demora entre os ônibus.

    3 - Há um grande fluxo de passageiros vindos das cidades vizinhas, então é necessário pensar em um sistema interno que distribua rápido e tenha grande cobertura dentro da cidade e outro sistema que alimente e desalimente a cidade com o fluxo vindo das cidades vizinhas.

    Essa é minha opinião =)

    ResponderExcluir
  2. Acho que várias idéias simples poderiam melhorar nosso sistema de transportes.Criar uma linha exclusiva que ligue um terminal ao outro sem paradas seria uma delas, ou fazer uso da rodovia para ir de um ponto A até o ponto Z, sem parar também, colocar isso como opção.Se eu estou na vila Rami, e quero ir pro almerinda chaves, bastaria eu entrar no terminal Rami e ir pela anhangüera até o terminal Eloi chaves, de lá pegaria um circular, ao invés de ficar pulando de galho e galho pelo centro da cidade. Mais ou menos essa linha de raciocínio.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela materia!!!

    O transporte publico e um problema serio em nossa cidade...
    Os horarios nao sao respeitados pelo motorista,a frota ja nao e suficiente para o numero de habitantes,e com os inumeros problemas,creio que o valor da tarifa tambem seja totalmente abusiva pelos servicos prestados!!!

    Parabens...Abracos!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou curitibana e de verdade, nem tudo o que se mostra nos jornais é verdade. A ideia dos ligeirões é boa mas, aqui os ligeirões trabalham apenas em poucas regiões da cidade, para chegar até eles é necessário pegar outros coletivos, e é aí que vem o caos total, poucos ônibus saindo das regioes metropolitanas, lotação, desconforto, congestionamentos, entre outros problemas. O ligeirão funciona, mas o transporte público em Curitiba ainda tem muito o que melhorar!
    Parabéns pela materia! ^^

    ResponderExcluir
  5. Políticas públicas para transporte!!! Não se pensa nisso em jundiaí! Aliás a administração municipal tem se preocupado mais com os inúmeros empreendimentos imobiliários da cidade! Que satisfação sinto no horário de pico quando passo na ponte são joão e vejo aquela fila de carros e meu ônibus passa livre! A cidade precisa de corredores. Nas outras cidades os ônibus levam 80 pessoas, em jundiaí um ônibus convencional transporta 100! Rs rs! O comércio é muito importante para as cidades mas os comerciantes daqui dominam e amedrontam a administração. Lembram-se da mão única na Torres Neves!!! Ainda somos a principal cidade de um aglomerado urbano recém-criado! como vamos suportar! Jundiaí: É bom viver aqui! Até quando. E tenho dito!

    ResponderExcluir
  6. Quero deixar claro que minha intenção não é desmoralizar a administração municipal e sim lembrar que são almas humanas que se utilizam dos serviços públicos! jundiaienses que escreveram, escrevem e escreverão a história dessa cidade que tem vocação progressista. É o povo que deve ficar para a história! Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Pesquisar matérias anteriores