quinta-feira, 5 de maio de 2011

Transparência - Resposta a matéria anterior

O Blog Jovem Jundiaiense entrou em contato com a Secretaria municipal de transportes de Jundiaí para levantar mais dados sobre nosso transporte e conseguiu as seguintes informações:


Algumas ações do governo municipal relacionada ao trânsito e transporte.

Dar maior velocidade à circulação do transporte público, diminuindo o tempo de espera nos pontos e nos terminais.
A Secretaria de Transportes realizou inúmeras ações visando melhorar a velocidade e a circulação dos ônibus. Uma das primeiras ações foi a criação das linhas Expressas, que representam um significativo ganho de tempo para os usuários. Em 2009, implantamos as linhas Expressas Colônia, Eloy Chaves, Universitário (duas linhas) e a Expressa Mista, que representam uma economia de 40 mil horas/mês, levando-se em conta o número de usuários destas linhas.

Outra medida adotada para promover a agilidade entre os usuários foi a criação do Ganha Tempo, um sistema de integração fora dos terminais que também registra uma economia média de tempo da ordem de 40 minutos. E já está nos planos da Setransp levar o Ganha Tempo para mais 10 pontos da cidade, a exemplo do que acontece no Jundiaí Mirim. A implantação do GPS na frota de ônibus, vem facilitando o monitoramento e a fiscalização das linhas e itinerários, o que resulta em mais pontualidade e qualidade no atendimento aos usuários que contam com mais 300 novos abrigos de ônibus instalados em 2010, cujo trabalho vai continuar em 2011. Além disso, a Secretaria de Transportes vem se empenhando em eliminar os pontos críticos no trânsito da cidade, com ações e operações específicas. Como é o caso da Operação Trevo da Avenida Jundiaí (Faixa Reversível), criada conjuntamente entre Setransp, CCR AutoBan e Polícia Militar Rodoviária com o objetivo de melhorar o fluxo naquela região.

A promoção da fluidez do trânsito e, consequentemente do transporte coletivo, vem sendo conseguida com a intensificação da sinalização viária, com a troca gradativa dos semáforos tradicionais por lâmpadas de led, mas eficientes e econômicas, e a aplicação de sinalização vertical e horizontal nas ruas. Em 2010 foram aplicados 60 mil metros quadrados de sinalização horizontal e para 2011 já estão previstos mais 90 mil metros quadrados, um volume inédito na cidade. O foco é a segurança dos motoristas e dos pedestres.

Para atender uma média de 130 mil pessoas/dia, Jundiaí possui uma frota de 288 ônibus: destes 23 articulados, 21 com piso baixo, 86 tem elevadores e três são articulados com elevadores e 40% da frota são adaptadas com acessibilidade universal. Os ônibus têm idade média de 3,7 anos, sendo considerada uma das mais modernas do Brasil. Além disso, pensando Jundiaí do futuro, iniciamos, em parceria com a CPTM os estudos para a implantação de um sistema tipo Metrô-Leve e a integração entre CPTM e o SITU.

Qualquer dúvida o Secretário de Transportes está a disposição.



O Blog Jovem Jundiaiense agradece a atenção prestada pela secretaria municipal de transportes.

3 comentários:

  1. Gostei das informações postadas. Jones continue nos informando, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Galdino.Nós é que agradecemos sua presença por aqui.Continue acompanhando nosso Blog.Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Como usuário diário do SITU, reconheço que tais medidas tomadas pela Setransp amenizaram, em alguns casos, os problemas. Mas ainda estamos longe de ter um transporte eficiente e de qualidade. Continuo viajando, no início da manhã e no final da tarde, em ônibus superlotados. Continuo esperando até 20 minutos nos terminais...Por ter adotado as medidas aqui anunciadas, nota-se que a Prefeitura está investindo em melhorias. Que continue assim. Quem sabe chegaremos ao transporte que todos esperamos...

    ResponderExcluir

Pesquisar matérias anteriores